Brasil

Ministro da Educação curte postagem no Twitter que incita a violência contra estudantes

Abraham Weintraub, o ministro da Educação que postou um vídeo dele com um guarda-chuva, dizendo que estava “chovendo fake news” curtiu, no Twitter, uma postagem que mostra tacos de basebol enrolados em arame farpado e a seguinte frase: “Pedindo à UNE voltar ao MEC com badernas, que há docinhos para eles!!!”.

A União Nacional dos Estudantes denunciou a postagem em seu perfil no Twitter, afirmando que tomará medidas cabíveis contra Weintraub que anda “curtindo publicações de ameaças à UNE”. Iago Montalvão, presidente da UNE, considerou o caso de “gravíssimo” e disse ainda que “as ameaças não podem passar impunes”. O ministro da Educação, por enquanto, manteve-se em silêncio.

Deu no blog do Leonardo Sakamoto

O ministro da Educação Abraham Weintraub curtiu uma postagem que ameaçou representantes de estudantes neste final de semana. Uma imagem de tacos de baseball cobertos de arame farpado com a frase “Pedindo à UNE voltar ao MEC com badernas, que há DOCINHOS para eles!!!”, publicada no sábado (6), no Twitter, recebeu sua atenção e deferência.

A União Nacional dos Estudantes denunciou a postagem em seu perfil no Twitter: “O ministro da Educação curtindo publicações de ameaças à UNE e aos estudantes que estão em luta em defesa da universidade. Que absurdo, tomaremos as medidas cabíveis!”.

O novo presidente da entidade e estudante de Economia na Universidade de São Paulo, Iago Montalvão, postou a imagem em sua conta no Instagram, chamando o caso de “gravíssimo”. Afirmou que ele será denunciado e que “ameaças assim não podem passar impunes”.

O UOL tentou contato por e-mail e telefone para pedir uma posição do ministro através da assessoria de comunicação do Ministério da Educação, mas não teve resposta até a publicação deste texto. A postagem com a foto, que originou a impressão de tela abaixo, não estava mais disponível para visualização nesta segunda (5).

A postagem acima aparecia como um comentário em uma sequência de publicações do ministro em sua conta no Twitter. Nessa thread, ele rebatia críticas que recebeu por uma declaração que deu na sexta (1), de que “a aspirina foi feita pelos nazistas”. Weintraub também criticou a imprensa pelo que ele considera perseguição. Afirmou que a Bayer, empresa alemã dona da patente do medicamento, foi posteriormente parceria do nazismo.

Data de 1899 o registro do nome “aspirina” para o ácido acetilsalicílico e o início de sua venda. O uso de elementos do composto para alívio de dores é conhecido há 3500 anos. O nazismo ascendeu e tomou o poder na Alemanha na década de 1930.

Notícias relacionadas