Brasil

Como começou a segunda-feira

Começou em clima político, com a volta ao trabalho de senadores e deputados.

Parece que um tufão passou pelas redações dos principais jornais do país varrendo todos os problemas e encrencas das últimas semanas.

Na manchete principal do Globo:

Jornal O Globo

No Estadão:

O Estado de S.Paulo

Na Folha:

Folha de S.Paulo

Explicando a manchete da Folha: Tentativas de promotores de devolver ao estado de São Paulo valores que empreiteiras repassaram a políticos esbarram na resistência de outros membros do Ministério Público. Os ex-governadores José Serra e Geraldo Alckmin, do PSDB, o ex-prefeito Gilberto Kassab, do PSD e até o tucano João Doria, esbarram nas delações.

O Globo dá suíte ao furo do fim de semana, o escândalo do nepotismo da família Bolsonaro. Desde 1991, os Bolsonaro empregaram parentes e mais parentes. A reportagem diz que, dos 268 assessores contratados, em 37 contratações, há indícios de serem funcionários fantasmas. O presidente da República respondeu, literalmente, curto e grosso: “Botei parentes no passado, sim, diz Bolsonaro”.

Na Folha, a foto-destaque é do massacre em Dayton, no estado de Ohio, e em El Paso, no Texas, que deixou 29 mortos. Mais uma tragédia americana que acontece de tempos em tempos, onde as armas andam nas cartucheiras das pessoas.

No Globo, a foto-destaque é mais um capítulo da novela sem fim: O mar de esgoto na paisagem da Baía de Guanabara.

No Valor Econômico, o assunto principal de primeira página é:

Valor Econômico

Pois é…

Cultura & Civilização!

No Globo, uma boa entrevista com a atriz Nathatia Timberg, que está completando 90 anos em plena atividade, trabalhando na novela Dona do Pedaço e com a peça Através da Iris. “O que estou fazendo aqui nessa vida?” pergunta ela, que responde: “Teatro!”

Na capa da Ilustrada, a estreia em São Paulo do espetáculo de dança do grupo mineiro Corpo, com músicas de Gilberto Gil.

No Caderno 2, do Estadão o destaque é para a exposição do artista plástico Paulo Pasta, em Curitiba.

Clique para ler

Pelo mundo!
Na capa do New York Times e dos principais jornais americanos, o massacre.

Na capa do Bola, o principal jornal esportivo de Portugal, a vitória do Benfica em cima do Sporting por 5 a 0 e uma taça na mão, mereceu uma grande manchete: “Vermelhão”

Nas bancas da França, o primeiro número da revista Urban, dando voz a arte urbana e aos grafiteiros, aqueles que João Doria, ao assumir a prefeitura, disse que iria tirá-los de circulação, transformando São Paulo numa “cidade limpa”, numa “cidade linda”.

E nas redes sociais, pescamos essa postagem tudo a ver.

Notícias relacionadas