Brasil

Como começou a terça-feira

Começou ainda perplexa com a grande bobagem que o presidente da República falou ontem.

Apenas O Globo deu na manchete principal de primeira página:

O presidente da República (acredite!) afirmou que pai do atual presidente da OAB sofreu “justiçamento da esquerda”. Com o título de “Memória afrontada”, O Globo dedicou uma página inteira ao caso. Em meio a dezenas de bobagens, talvez essa tenha sido uma das mais sérias ditas por Bolsonaro, juntando-se à homenagem que fez ao maior torturador da história do país, em rede nacional no dia do impeachment de presidenta Dilma.

A Folha de S.Paulo e o Estadão preferiram o massacre no presídio de Altamira, no Pará, para manchete principal. Um acontecimento trágico que se repete no país de tempos em tempos.

Folha de S.Paulo
Estado de S.Paulo

Voltando a Bolsonaro, a Folha reúne, em uma coluna, “outras declarações de Bolsonaro com preconceito, dados falsos e sarcasmo”: Criticou os nordestinos, falou que nenhum brasileiro passa fome, disse que a jornalista Miriam Leitão pegou em armas durante o regime militar, disse que a Amazônia não está sendo devastada, perguntou se não tinha ninguém armado para atirar num morador de rua que matou dois a facada no Rio e ainda disse que o jornalista Glenn Greenwald vai pegar uma cana por aqui. Tudo isso em menos de dez dias.

O Estadão, pisando em ovos para não melindrar o governo, registrou na primeira página:

É um jeitinho fofo de falar de um escândalo.

Na primeira página do Globo, o número de uma tragédia nacional: O Rio de Janeiro, outrora Cidade Maravilhosa, já tem 15 mil moradores de rua.

O cartum do dia é da Laerte, na Folha.

Laerte

A Capa, o jornal que só tem capa, mostra bem o Brasil de hoje.

E registramos, com pesar, a morte da revista National Geographic Brasil, que era publicada aqui desde o ano 2000.

Pelo mundo!

No Le Monde, uma reportagem de página inteira com a fotógrafa e ativista Claudia Andujar. A exposição que ficou em cartaz no Instituto Moreira Sales, em São Paulo, e que atualmente está no Rio, sobre os índios Yanomamis, vai ser aberta na Maison Cartier, em Paris, no mês de dezembro.

Clique para ler

O mesmo Le Monde começou uma série de reportagens sobre a antiga União Soviética. A ilustração de Lênin jogando Fliperama é de Bruno Mangyoru.

Na primeira pagina do jornal argentino Página 12, as barbaridades de Bolsonaro. Sim, com este título: “Barbaridades de Bolsonaro”

Circulou nas redes sociais um filminho mostrando rolos de papel higiênico com o rosto de Jair Bolsonaro. Isso na Itália.

Notícias relacionadas