Brasil

Bolsonaro provoca o presidente da OAB, cujo pai desapareceu durante a ditadura militar

Num gesto nada comum a um presidente da República, Bolsonaro disse nesta segunda-feira (29) que “se o presidente da OAB quiser saber como o pai desapareceu no período militar, eu conto para ele”. Fernando Augusto de Santa Cruz, pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, integrou a Ação Popular(AP) e lutou para derrubar a ditadura militar que tomou o poder através de um golpe, em março de 1964.

Fernando desapareceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro de 1974, depois de ter sido preso por agente do DOI-CODI. “Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar às conclusões naquele momento”, argumentou o presidente da República, que está embirrado com a OAB desde que ela impediu a PF de quebrar o sigilo telefônico de um dos advogados de Adélio Bispo, o homem que deu uma facada no presidente, em Juiz de Fora, poucos dias antes de começarem os debates eleitorais para presidente da República, no ano passado. “Quem é essa OAB?”, questionou Bolsonaro.

No final da tarde, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, decidiu interpelar Jair Bolsonaro pelas declarações que ele fez mais cedo. Ele vai entrar com uma ação no STF, “para que o presidente diga o que sabe “.

Notícias relacionadas