Brasil

Como começou a terça-feira

A Folha de S.Paulo fez a diferença nas bancas hoje cedo, publicando uma capa fora do comum.

(Folha de S.Paulo)

Quem bateu os olhos nos três principais jornais do país nesta terça-feira, deve ter se espantado com a capa da Folha. Uma foto em preto e branco ocupando quase metade da primeira página para falar da desigualdade global que ameaça a democracia. Na foto, Mark Hodgkinson acompanha outros simpatizantes do Brexit em marcha que partiu há quatro meses do norte da Inglaterra até Londres, percorrendo 450 quilômetros. A reportagem especial mostra que a classe média no Ocidente vê cair a riqueza e subir os líderes populistas.

No Globo, a manchete é: “Pressionado por caminhoneiros, governo suspende tabela de frete”. Os caminhoneiros, que pararam o país em 2018, estão insatisfeitos e querem ganhar mais grana.

(O Globo)

No Estadão, o desmonte foi para a manchete principal. Não o desmonte do país, mas a da Operação Zelotes. “Desmonte ameaça força-tarefa da Operação Zelote”, é o manchetão do Estadão.

(Estadão)

O assunto da tabela de frete está na primeira página dos outros dois jornais também, Folha e Estadão.

(Folha)
(Estadão)

No Correio Braziliense, uma manchete local, mas bem que poderia ser nacional: “Celular é a maior causa de morte em roubos no DF”.

No quesito hight-society, a Folha dá uma página quase inteira para a “palestra” que Rosângela, a madame Moro, fez para 25 senhoras da sociedade num shopping de alto luxo em São Paulo, dando lições de como desmontar o poder do Estado e passar tudo pra iniciativa privada.

Ainda no quesito hight-society, o Globo deu na sua primeira página uma foto da porquinha Abigail, sucesso nas redes sociais, tomando sol na praia de São Gonçalo.

@abigail_minipig

A charge da Laerte, na Folha, merece registro, bem como o cartum de Chico Caruso, no Globo, onde ele apresenta Bolsonaro como exterminador do futuro.

Laerte

Nos jornais de meio mundo, só dá Boris Johnson, o novo premiê britânico, que é a favor do Brexit e segue os princípios do seu amigo Donald Trump.

É bom lembrar que, em junho de 2016, a revista de fim de semana do jornal britânico The Sunday Times, já apontava na capa a “ambição do loiro”, numa montagem meio punk, meio Andy Warhol.

Nas redes sociais, o destaque vai para uma postagem de Andrea Fernandes Souza. Perguntar não ofende.

Notícias relacionadas