Brasil

Como começou a segunda-feira

A semana começou sem um assunto principal dominando as manchetes dos principais jornais. Cada um foi pra um lado.

(Estadão)
(O Globo)
(Folha)
(Correio Braziliense)

Uma história dramática na primeira página do Globo. A história de uma mãe que teve de dar guarda dos filhos ao pai, por determinação da Justiça, porque ela mora com as crianças na Favela de Manguinhos, uma área onde os filhos correm risco.

Uma boa história na primeira página do Estadão. A mulher que vive há 55 anos com o coração entrelaçado por um conjunto de fios. Ela foi a primeira brasileira a colocar um marca-passo aos quatro meses de idade.

Na Folha, o drama dos portugueses que, todo verão, são vítimas de incêndios em florestas.

O assunto está nas primeiras páginas dos jornais portugueses Público e Diário de Notícias.

Com exceção da Folha, os outros jornais se fazem de mortos quando o assunto é The Intercept. Tudo leva a crer que arquivaram as denúncias contra a Lava-Jato.

Na página A3, da Folha, um artigo do humorista multimídia, Jô Soares, simplesmente hilário: “Outra carta aberta ao nosso excelentíssimo presidente da República, senhor Jair Bolsonaro”. O nosso presidente só serve mesmo pra gente fazer piada.

As gafes de Bolsonaro do final de semana (cochicho com Onyx, Miriam Leitão guerrilheira, não tem brasileiro passando fome e a briga com o Inpe) esfriaram nas páginas dos jornais.

Pelo mundo, a edição do fim de semana do jornal francês Le Monde, saiu com uma grande matéria (e chamada na primeira página) sobre o encontro dos jornalistas estrangeiros com Bolsonaro. Os franceses estão perplexos com a qualidade do nosso presidente. Na manchete: “A Amazônia é do Brasil e não de vocês”.

A Der Spiegel, revista semanal alemã de informação, brinca com o líder conservador britânico, Boris Johnson, um tipo meio trapalhão. A brincadeira é uma sátira à moda Mad, e nos faz lembrar uma capa da Carta Capital, fazendo chacota com o presidente americano George Bush, em 2004.

A charge do dia vai para Duke, no jornal mineiro O Tempo.

DUKE

Notícias relacionadas