Brasil

Como começou a sexta-feira

O que ontem era entusiasmo nas manchetes sobre a liberação do FGTS, hoje os jornais baixaram a bola.

Vamos direto para as primeiras páginas dos jornais:

No Globo, a manchete principal é “Governo deve optar por liberar saque anual de parcela do FGTS”. O jornal, que não acredita nos vazamentos do Intercept, acredita no que Antônio Palocci fala, mesmo sem prova alguma. E dá na primeira página: “Palocci: bancos doaram ao PT em troca de favores”. Nenhuma prova, mas tudo bem, vale manchete para O Globo.

Mas o jornal tem o seu lado bom, a foto das meninas brasileiras do nado artístico, pode ser vista de cabeça pra baixo, sem perder nada.

Na Folha, o mesmo assunto de O Globo, mas a manchete principal é mais explícita: “Construção civil pressiona, e governo adia liberar FGTS”. A foto em destaque na Folha é o incêndio criminoso que destruiu os estúdios da Kyoto Animation, no Japão, matando 33 pessoas, a maioria jovens que trabalhavam no estúdio. A campeã mundial de esgrima, Nathalie Moellhausen, italiana de mãe brasileira também está na primeira página da Folha, bem como na do Estadão.

A manchete do Estadão é: “PF ordena suspensão de investigações após decisão de Toffoli”. A pressão das construtoras, que provocou o adiamento da liberação do FGTS, ficou para segundo plano.

As redes sociais amanheceram hoje invadida por um vídeo postado ontem à noite pelo presidente da República, que mais parece um quadro de humor do extinto Trapalhões. Não dá para acreditar que o presidente fala tanta bobagem em tão pouco tempo. Uma fala sem graça e, principalmente, sem noção. Não sabemos se vale a pena ver de novo.

Como dizia o bom e velho Millôr Fernandes, “the cow went to the swamp”, quer dizer, “a vaca foi pro brejo”

As bancas amanheceram com uma capa no mínimo bizarro da semanal Veja. A revista, que não conseguiu encontrar o Queiroz, encontrou um grupo terrorista chamado Sociedade Secreta Silvestre (SSS), braço direito do Individualistas que Tendem ao Selvagem (ITS), com planos de assassinar toda a família Bolsonaro, além de dois ministros: Ricardo Salles e Damares Alves. Tudo muito sinistro…

Pelo mundo, destaque para duas semanais. A britânica The Economist e a americana Time. Ambas colocaram na capa os 50 anos do homem na lua, projetando como serão os próximos 50 anos da corrida espacial.

O cartum do dia também vem do estrangeiro, Donald Trump, por Kal, na Economist.

KAL

Notícias relacionadas