Brasil

Sanções americanas deixam navios iranianos sem combustível no porto de Paranaguá

Dois navios iranianos que transportavam ureia para o Brasil, estão parados no porto de Paranaguá, no Paraná, esperando decisão judicial para abastecer. Com as sanções norte-americanas ao Irã, a Petrobras se nega a fornecer combustível para que o navio retorne ao país de origem levando milho brasileiro.

Em Gibraltar, território britânico no sul da Espanha, dois navios iranianos estão apreendidos, suspeitos de levar petróleo para a Síria. A Grã-Bretanha afirma que o petroleiro violou sanções comerciais impostas pela União Europeia à Síria.

Deu no G1

Petrobras confirmou nesta sexta-feira (19) em comunicado ao mercado que não abasteceu dois navios iranianos parados perto do porto de Paranaguá, no Paraná, porque as embarcações e a empresa à qual elas pertencem estão sob sanções dos Estados Unidos.

“Caso a Petrobras venha a abastecer esses navios, ficará sujeita ao risco de ser incluída na mesma lista [de empresas sob sanções norte-americanas], o que poderia ocasionar graves prejuízos à companhia”, diz o texto.

Na nota, a petroleira disse ainda que “existem outras fornecedoras de combustível no país” e que “mantém seu compromisso em atender a demanda de seus clientes, desde que observadas as normas aplicáveis e suas políticas de conformidade”.

Notícias relacionadas