Brasil

Como começou a terça-feira

Ainda bem que você está aqui no Nocaute pra ficar sabendo quais foram os últimos vazamentos do site The Intercept.

A terça-feira começou com três jornais nas bancas, três manchetes:

Folha de S.Paulo
Estado de S.Paulo
O Globo

Resumindo: A Folha levanta o balão de ensaio de Bolsonaro em transformar o filho em diplomata, o Estadão põe fogo na fogueira Governo X Câmara e O Globo sai com uma manchete tipo promessa de campanha.

O Globo e Estadão continuam ignorando os vazamentos. Ontem, através do programa O É da Coisa, na rádio BandNews, ficamos sabendo que Dallagnol pediu dinheiro a Moro para fazer um anúncio pró-Lava-Jato.

Quanto mais a Lava Jato esperneia, mais se enrola na teia de ilegalidades

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM. É autor de “Contra o Consenso”, “O Pais dos Petralhas I e II”, “Máximas de um País Mínimo” e “Objeções de um Rotweiler Amoroso”.

Alguns destaques:
Para a lucidez do ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em artigo na Folha, onde avalia os protestos contra o jornalista Glenn Greenwald, em Paraty, mostrando como “a mediocridade procede ao desmonte de conquistas”. Vale a leitura.

Por outro lado, o não-destaque vai para o colunista imortal de O Globo, Merval Pereira. O seu jornal não dá uma informação sequer sobre os vazamentos divulgados pelo site Intercept, mas ele tem a sua opinião formada, talvez a mesma dos irmãos Marinho. Resumo da ópera de Merval: O Intercept não está divulgando nada que incrimine o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, sequer o promotor, Deltan Dallagnol. Tem Mais: Para ele, o site é seletivo, só publica trechos escolhidos e fora do contexto. E é fruto de hackers criminosos que invadiram o celular de Moro, outrora congratulado com o prêmio “Faz a diferença”, do seu jornal.

Merval Pereira

Notícia ruim na primeira página do Estadão:

Saúde suspende produção de 19 medicamentos gratuitos do SUS (Estadão)

Notícias boas:

Avança no Senado projeto de defesa dos animais (O Globo)

Gravadora relança Paêbiru em vinil, o primeiro de Zé Ramalho, o disco mais raro do Brasil. (Folha)

Somente O Globo registrou na primeira página, a exoneração do coordenador da Operação Lava-Jato na Procuradoria Geral da República, José Alfredo de Paula, insatisfeito com Raquel Dodge.

Superbacana a Manchete de capa do Segundo Caderno do Globo, sobre o 27º Animamundi, o festival de animação que começa amanhã no Rio: “Quer que eu desenhe?”

O cartum de hoje vai pra Duke, do jornal mineiro O Tempo.

Duke

Pelo mundo, veja só:

O jornal esportivo francês L’Équipe, faz um perfil do pai do jogador Neymar, o controlador. O jornal diz que ele (chamado de Neymar Senior) tem “uma galinha dos ovos de ouro nas mãos”.

O jornal português Diário de Notícias, vem com Elza Soares na capa. Elza lança sua biografia, escrita pelo jornalista Zeca Camargo, hoje em Lisboa e faz show amanhã. O jornal crava que a cantora tem 89 anos (no Brasil a idade dela é um mistério). O Diário de Notícias diz que “Elza saiu do planeta fome para mostrar que Deus é mulher”

A Philosophie Magazine, eleita a “revista do ano” na França, chega às bancas com uma longa matéria sobre a “Ocupação Esperança”, na periferia de São Paulo, considerada uma “favela feminista” que resiste bravamente “ao poder autoritário e misógino do presidente Bolsonaro”.

E pra terminar, palmas pra capa da The New European, que trouxe o presidente americano – literalmente – com cara de bunda.

Notícias relacionadas