Brasil

Como começou a segunda-feira

O Globo e o Estado de S.Paulo resolveram ignorar totalmente os vazamentos divulgados pelo Intercept. Vão entrar para a história como omissos.

A segunda-feira começou com cada jornalão atirando para um lado. A Folha foi de mais uma pesquisa Datafolha, agora, praticamente uma pesquisa por dia. Ontem, depois de ficarmos sabendo que 7% dos brasileiros acreditam que a terra é plana, hoje ficamos sabendo que a maioria rejeita o afrouxamento das regras de trânsito proposta pelo governo que aí está.

Deus existe? O homem foi à lua? Quais são os afluentes do Amazonas? Qual é a capital da Suécia? O que é uma ilha? Ficam aqui, algumas sugestões pros próximos Datafolha.

Ainda na Folha, página inteira para uma entrevista com o deputado Federal Alessandro Molon (PSB-RJ), em que ele afirma que o apoio à reforma da Previdência é sinal de anestesia na sociedade.

Sociedade está sob anestesia e não entendeu Previdência, diz líder da oposição

Líder da oposição na Câmara, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), 47, afirma que a parte da população favorável à reforma da Previdência ainda não compreendeu o que realmente está acontecendo. “Há ainda, eu percebo, uma espécie de anestesia na sociedade em relação a esse tema, porque acho que ainda não compreenderam.

“Governo deve acelerar entrega de cargos a aliados políticos”. Esta é a manchete do Estadão sobre aquela velha política do toma lá dá cá do governo que prometeu um jeito novo de fazer política.

O Estado de S. Paulo
15 Jul 2019
Vera Rosa Felipe Frazão / BRASÍLIA / COLABOROU JULIA LINDNER

Como a reforma trabalhista não trouxe o emprego de volta, O Globo, preocupado com a reforma da Previdência não trazer economia para o país, mancheta: “Estados articulam volta à reforma e saída para rombos”.

Reforma da previdência será apreciada pelo Senado em agosto Foto: Reprodução

No Correio Braziliense, a reforma também foi pra manchete principal: “Congresso e governo disputam reforma da Previdência”.

No Valor Econômico, também reforma na manchete principal, só que tributária. A manchete é: “Reforma tributária reabre debate sobre desigualdade”.

Lembrando que os jornais, exceto a Folha, resolveram ignorar os vazamentos divulgados pelo site Intercept, como se fosse um pacto entre eles.

Só uma curiosidade. Como a coluna de Monica Bergamo, na Folha, resolveu abrir espaço para uma longa entrevista aos domingos, além da entrevista da segunda do jornal, O Globo correu atrás, prestigiando Lavoisier. Criou a “entrevista do Segundo”. No Estadão foi a colunista Sonia Racy quem imitou a Monica, criando, ao invés da coluna, uma entrevista às segundas. Nada se cria.

A charge de Chico Caruso na primeira página de O Globo é boa e a de João Montanaro, na Folha, também.

Chico Caruso
João Montanaro

Pelo mundo, temos o Aliás, suplemento de fim de semana do diário comunista italiano Il Manifesto, rasgando elogios à João Gilberto, morto há uma semana.

Na capa do jornal francês Libération, Greta Tunberd, a garota sueca, porta-voz maior das questões ambientais. Na entrevista, ela diz que “2020 é a última chance para salvar o planeta Terra.

Destaque para a foto na primeira página da Folha. Espetacular o flagrande da bailarina Tuany Nascimento “voando” no Complexo do Alemão.

Notícias relacionadas