Brasil

Como começou a segunda-feira nos jornalões

A semana começou com a Folha de S.Paulo dando uma paulada no governo, que está completando seis meses.

O jornal estampou em sua manchete principal, o esquema do “toma lá dá cá” do governo Bolsonaro, que está em plena atividade. Aquele negócio de “acabou a mamata” foi colocado pra escanteio e não passava de lorota. A Folha faz um apanhado de meio ano de governo, deixando claro que, pelo visto, Bolsonaro não vai cumprir a promessa de “acabar com tudo isso que está ai”.

As manifestações de ontem, coloridas de verde e amarelo, ganharam destaque nas primeiras páginas de todos os jornais, mais efusivamente no Globo, com uma foto quase pôster e a manchete: “Mais de 80 cidades têm atos em apoio à Lava-Jato”.

O Estadão, com uma foto pequena e a manchete “Atos em favor de Moro fazem críticas aos STF e ao Congresso”, salientou que as manifestações ocorreram em 26 Estados e 70 cidades. O Globo contou mais 10, e informou que foram em 80.

Finalmente a Folha de S.Paulo escreveu na sua primeira página que “as manifestações foram organizadas por grupos de direita”. Para os outros jornais, foram simplesmente brasileiros, manifestantes vestidos com a camisa da seleção.

O flagrante do presidente Donald Trump pisando na Coréia do Norte está nas páginas dos principais jornais do país e de praticamente todos os jornais do mundo.

Presidente Trump se reúne com o presidente Kim Jong Un. Donald J. Trump é o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar em solo norte-coreano em seu encontro com o presidente Kim Jong Un na Zona Desmilitarizada Coreana.
(Foto oficial da Casa Branca por Shealah Craighead)

Impressionante o silêncio do Globo e do Estadão em torno dos vazamentos publicados pelo site The Intercept. Os jornais, bem como os telejornais, estão se fazendo de mortos. Matéria da Lava-Jato no Globo é para enaltecer: 1,7 bilhões já foram apreendidos e 699 bloqueados. Sobre a parcialidade do juiz Sergio Moro, zero.

Lava-Jato no Rio já apreendeu R$ 1,7 bilhão em 25 operações

Levantamento inédito da Justiça Federal mostra ainda que também foram bloqueados 699 imóveis RIO – Na próxima quinta-feira (4), a fazenda “Três Irmãos”, de Carlos Miranda, operador financeiro do ex-governador Sérgio Cabral, vai a leilão no Rio em meio a uma série de outros bens apreendidos pela Justiça Federal durante as investigações da Operação Lava-Jato .

O Correio Braziliense registrou discretamente as manifestações, Trump com um pé na Coreia do Norte, e o destaque principal foi para… sim, ele: Fernando Henrique Cardoso. Uma frase ex-presidente, já dita por n pessoas, n vezes, foi parar na manchetona: “O Brasil precisa de rumo para voltar a crescer”.

A charge de João Montanaro, na Folha, matou a pau. Vale mais que mil palavras.

https://twitter.com/_joaomontanaro

Folha, Globo e Estadão registram discretamente – mas ainda bem que registraram – a morte do desenhista argentino Guilhermo Mordillo, aos 86 anos. Mordillo, um craque, nunca usou uma palavra sequer nos seus desenhos.

Guillermo Mordillo

Notícias relacionadas