Cultura

Filme do cearense Karim Aïnouz vence prêmio no Festival de Cannes 2019

“O Brasil está passando por momentos difíceis, com nossa educação ameaçada. Que venham dias melhores”, disse o diretor ao receber o Prêmio no palco do Palais des Festivals.

O filme brasileiro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, do cearense Karim Aïnouz, venceu nesta sexta-feira (24) o prêmio principal da mostra paralela do Festival de Cannes. O longa concorria com outras dezessete produções.

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, adaptação para o cinema do livro homônimo de Martha Batalha sobre duas irmãs no Rio de Janeiro dos anos 1950, venceu o Prix Un Certain Regard (Prêmio Um Certo Olhar) do 72º Festival de Cannes.

O diretor, o cearense Karim Aïnouz, autor dos longas Madame Satã, O Céu de Suely e Praia do Futuro, define o filme como um “melodrama tropical”.  


Karim Aïnouz, reconhecido pelos longas “O céu de Suely” (2006) e “Madame Satã” (2002). (Foto: Bruno Machado/Divulgação)

Karim dedicou sua vitória às mulheres, com um destaque especial a uma delas: Fernanda Montenegro, que integra seu elenco.

“Uma das certezas que eu tinha nesse projeto, filmado ali pela Tijuca, por Santa Teresa, pelo Estácio, era de que não queria filmar na Zona Sul do Rio, como todo mundo faz. Há uma outra geografia que eu queria explorar. Outra coisa a ser vetada: mulher chorando. Queria a força feminina, mostrar mulheres que vão à luta”, disse Karim.

‘A vida invisível de Eurídice Gusmão’, com Carol Duarte e Júlia Stockler como protagonistas. (Foto: Bruno Machado/Divulgação)

O filme tem como personagens principais as irmãs Guida (Julia Stockler) e Eurídice (Carol Duarte).

A atriz Júlia Stockler conta que Karim tem um set silencioso, onde ninguém usa celular e o elenco é chamado pelo nome de seus personagens.

“Eurídice é uma personagem que pouco verbaliza: ela não fala, ela traduz sua angústia no olhar”, disse Carol Duarte que interpreta Eurídice, uma virtuosa pianista que passa décadas buscando o paradeiro da irmã.

“Guida é o grande amor da vida dela. É raro um filme que estude o amor numa relação de irmãs”, disse a atriz.

As irmãs Guida (Julia Stockler) e Eurídice (Carol Duarte) em cena do filme ‘A vida invisível de Eurídice Gusmão’ (Foto: Bruno Machado/Divulgação)

A pianista brasileira Karin Fernandes foi quem gravou as peças para piano que compõem a trilha do filme.

Assista ao trailer:


Notícias relacionadas