Cultura

“Zaatari – Memórias do Labirinto”, filme sobre um dos maiores campos de refugiados do mundo, estreia dia 30 em SP e RJ

Produção da Grifa Filmes e Nós, estreia em 30 de maio nas salas do Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Documentário mostra o cotidiano de sobreviventes da guerra da Síria num dos maiores campos de refugiados do mundo, na fronteira do país com a Jordânia.

Al Zaatari é um dos maiores campos de refugiados do mundo. Saindo de Amã, capital da Jordânia, leva-se cerca de uma hora, por um trajeto de asfalto cercado de areia, para se chegar em Al Zaatari. Antes da guerra, a mesma estrada era usada com frequência pelos jordanianos para fazer compras ou passear na Síria. O país vizinho era considerado uma das nações árabes mais abertas ao mundo ocidental e, portanto, com mais opções de lazer.

O movimento agora é no sentido contrário da estrada. Os sírios deixam o país em massa: 5 milhões fugiram da guerra desde o início do conflito, em março de 2011, segundo o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

Imagem aérea de Al Zaatari

O cenário de Zaatari – Memórias do Labirinto é um dos maiores campos de refugiados da guerra da Síria, localizado no deserto de Mafraq, na fronteira da Síria com a Jordânia. Al Zaatari tornou-se a terceira cidade do país e o quinto maior centro em transações financeiras. O documentário retrata como mais de 80 mil refugiados tentam superar os traumas da guerra e reconstruir suas vidas. O filme registra o dia a dia de personagens que se esforçam para manter vivas suas memórias de casa.

A equipe da  Grifa Filmes e Nós precisou de autorização especial do governo da Jordânia para visitar Al Zaatari, um documento necessário para quem não vive ou trabalha em um campo de refugiados.

Segundo o diretor do filme, Paschoal Samora, o documentário propõe uma reflexão sobre exílio e liberdade no mundo contemporâneo a partir de uma matéria prima intangível. “Afinal, como filmar as imagens da memória? Como falar de liberdade quando estamos privados dela?”

“Apesar das perdas incalculáveis, da diáspora que os obriga a habitar um campo de refugiados no deserto, limitados por cercas, trincheiras e blindados que asseguram a ‘estabilidade’ do gigantesco campo, encontrei pessoas de uma luz extraordinária, que se reinventam todos os dias e se opõem com coragem ao trauma da guerra. Eles despertam em mim o sentimento de uma resistência silenciosa que se instaura, em sua legítima luta por territorialidade”, completa Samora.

Com estreia no dia 30 de maio em São Paulo e Rio de Janeiro nas salas do Espaço Itaú de Cinema, o documentário é uma coprodução internacional Grifa Filmes e Nós, com Gebrueder Beetz Filmproduktion, Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil, e os canais ZDF /Arte, da Alemanha.

Assista ao trailer de Zaatari – Memórias do Labirinto:

Ficha Técnica:

Zaatari – Memórias do Labirinto

Uma coprodução da GRIFA FILMES, NÓS e Gebrueder Beetz Filmproduktion, com a Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil, e os canais ZDF /Arte, da Alemanha

Ano de produção: 2018

Duração: 90 min

Argumento: Ana Cláudia Streva e Ricardo Vargas

Direção: Paschoal Samora

Direção de fotografia: Thomas Keller

Produzido por: Christian Beetz, Fernando Dias, Mauricio Dias e Ana Cláudia Streva

Notícias relacionadas