Brasil

Ivo Herzog ao chanceler Araújo: “Preserve um mínimo de dignidade e renuncie”.

Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar nos porões do DOI-Codi, enviou uma resposta ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que afirmou que o nazismo é de esquerda. “A família do meu pai veio para o Brasil fugindo dos nazistas. Os que lá ficaram foram brutalmente assassinados. O meu pai foi brutalmente assassinado por aqueles que te deram o emprego que o senhor tem. Meu pai sempre foi de esquerda. O senhor entendeu ou precisa desenhar?”

Leia a íntegra:

Sr. Ministro Ernesto Araújo.

Com muita indignação recebemos sua manifestação buscando ligar o Nazismo à esquerda.

Trata-se, antes de tudo, de uma declaração irresponsável.

O cargo de Ministro das Relações Exteriores traz consigo enorme exposição no cenário internacional, exigindo postura à altura do título, embora passageiro, ocupado pelo senhor.

Tal declaração evidencia:

i) profundo desconhecimento da história, uma vez que o Nazismo guerreou contra os comunistas, sendo inclusive derrotado pela antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS);

ii) uma tentativa criminosa de distorcer os fatos a fim de demonizar as esquerdas.

Lembremos que o atual presidente da República Federativa do Brasil já fez comentários elogiando antigos simpatizantes do regime nazista, como Pinochet e Mussolini, autodeclarados representantes da direita.

Sua declaração demonstra que o senhor não possui credenciais mínimas para exercer o cargo de Ministro das Relações Exteriores de qualquer país, a começar pelo nosso Brasil (sim, o cargo diz respeito à defesa dos interesses brasileiros, tão somente).

Portanto, não nos resta alternativas senão pedir-lhe que renuncie imediatamente ao cargo de Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o que lhe preservaria um mínimo de dignidade e pouparia o país de passar por novos constrangimentos com o exterior.

Ivo Herzog
Instituto Vladimir Herzog

Notícias relacionadas