Brasil

Palocci diz que Lula negociou propina com Sarkozy e é desmentido por Nelson Jobim

Ex-ministro Antonio Palocci acusou o ex-presidente Lula de ter discutido propinas durante as negociações para a aquisição de caças, helicópteros e submarinos da França, em 2007. O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que participou da reunião, negou a acusação: “No jantar foi tratado de preço. Não houve absolutamente nenhuma pretensão de propina ou coisa do tipo. Houve um entendimento com o presidente Lula que os assuntos seriam tratados diretamente por mim e só por mim.”

O ex-ministro Antonio Palocci prestou depoimento à Justiça Federal nesta segunda-feira (18). Palocci acusou o ex-presidente Lula de ter negociado propinas durante as negociações para a aquisição de helicópteros e submarinos da França. Segundo Palocci, o pagamento da propina teria sido acertado diretamente com o então presidente francês Nicolas Sarkozy, em 2007.

A afirmação, porém, foi desmentida pouco depois pelo ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que participou da reunião e assegurou que não houve nenhuma tratativa do gênero. Segundo Jobim, Lula sequer teve participação direta nas negociações com a França. “Houve um entendimento com o presidente Lula que os assuntos seriam tratados diretamente por mim e só por mim”, disse Jobim.

O site do ex-presidente Lula chama atenção para o fato de Palocci ter negociado o depoimento de hoje com os procuradores em em junho de 2018, quando o ex-ministro foi depor sobre fundos de pensão. Durante o depoimento se vê um papel nas mãos de Palocci com as anotações:  “Lula – caças, submarinos e helicópteros”.

“O que fica mais estranho é que o depoimento de hoje nasceu de outro no dia 26 de junho de 2018, quando Palocci depôs aos procuradores de Brasília da Operação Greenfield sobre fundos de pensão, com um papel de anotações onde se lia “Lula – caças, submarinos e helicópteros”. Ele já chega com essa anotação no depoimento antes de qualquer pergunta dos procuradores que marcaram o interrogatório sobre outro assunto. Depois desse depoimento, o MP insistiu para ele ser ouvido nessa ação sobre os caças suecos, onde ele faz novas acusações, sem provas ou relação com audiência: disse que tinha ouvido falar de propinas entre os ex-presidentes Lula e Sarkozy na compra de submarinos, helicópteros e caças (que no final não aconteceu) da França. De novo, sem provas ou maiores detalhes”, diz o texto.

A defesa de Lula alega que o ex-ministro Antonio Palocci não pode ser considerado uma testemunha com “isenção de ânimo”. O site do ex-presidente alerta também para o fato de que o advogado de Palocci é um dos “reis da delação” de Curitiba, Adriano Bretas.

“Palocci já chegou no depoimento dos procuradores em junho de 2018 com o script das acusações anotado em papel, acertadas sabe-se lá com quem. Os procuradores se incomodam ao perceber que a câmera registra as anotações e pedem para que ele esconda a folha com as anotações para a câmera.”

Veja o vídeo em que Palocci esconde o papel com anotações:

 

 

 

Notícias relacionadas