Brasil

Nove governadores de oposição do Nordeste se unem para criação de Consórcio

O Consórcio Nordeste é uma parceria institucional entre os Estados que prevê melhorar a gestão e economizar recursos públicos. O governador da Bahia, Rui Costa, foi escolhido para ser o presidente do Consórcio.

Os governadores dos nove estados do Nordeste se reuniram nesta quinta-feira (14) em São Luís, para assinar o protocolo que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

A união entre os nove estados prevê o desenvolvimento em diversos projetos, além da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre as unidades federativas.

Estiveram presentes no encontro os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Ceará, Camilo Santana (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); da Paraíba, João Azevedo (PSB); o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB); de Sergipe, Belivado Chagas (PDT) e da Bahia, Rui Costa (PT). O governador da Bahia foi escolhido para ser o presidente do Consórcio.

“Estamos avançando hoje, em São Luís, na criação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Tenho certeza que a região ganhará em economia e qualidade de gestão. Além do consórcio, também discutimos pautas importantes do cenário nacional. O objetivo é defender os interesses do Nordeste do Brasil”, disse o governador Rui Costa.

Na avaliação de Costa, o Consórcio possibilitará economia para os estados do Nordeste, que já vêm trabalhando com orçamentos apertados. A cooperação e integração entre os estados tornarão as ações e políticas públicas, além de menos onerosas, mais eficazes em sua implementação.

O Consórcio facilitará também que seja cedido a outros estados viaturas ou mesmo policiais de forma temporária. Além disso, os nove estados terão mais força para apresentar ao mercado internacional a oferta de seus produtos.

A atuação conjunta por meio do consórcio foi consequência natural dos encontros periódicos que os governadores da região têm mantido, a fim de discutir e formar posições conjuntas em relação a assuntos que afetam diretamente os interesses destes estados.

A modalidade de consórcio já é uma realidade na Bahia na área da saúde, que ganhou aprovação da população nas regiões onde foi implantado. Com as policlínicas, o governador Rui Costa idealizou e implantou uma parceria envolvendo o Estado e os municípios a fim de disponibilizar em todas as regiões baianas a prestação de saúde de média e alta complexidade.

Notícias relacionadas