Brasil

Neto de Lula morre de meningite. E agora, meritíssimos, ele pode ir ao enterro?

Arthur Araújo Lula da Silva, neto de 7 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morreu no início da tarde desta sexta-feira, no Hospital Bartira, em Santo André, de meningite meningocócica. A Justiça vai repetir o vexame de semanas atrás, quando morreu seu irmão Vavá, e agora vai proibi-lo de ir ao sepultamento do netinho?

De acordo com informações da coluna de Ancelmo Gois, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acaba de falecer no Hospital Bartira, do grupo D’Or, em Santo André. O menino deu entrada nesta sexta-feira (1), pela manhã, com febre alta e foi diagnosticado com quadro infeccioso de meningite meningocócica e não resistiu.

Os pais da criança são Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente e da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Leia boletim médico abaixo:

O Hospital Bartira informa que o paciente Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, veio a óbito às 12:11, devido ao agravamento do quadro infeccioso de meningite meningocócica. O paciente havia dado entrada às 07h20 desta manhã com quadro instável.

Os advogados do ex-presidente entrarão na Justiça para pedir que Lula possa deixar a prisão em Curitiba e compareça ao enterro do neto, como prevê a legislação.

No final de janeiro, Lula foi impedido de assistir ao velório e ao enterro de seu irmão Genival Lula da Silva, o Vavá.

A defesa do ex-presidente pediu que ele fosse ao local, argumentando que este era um direito humanitário e previsto em lei, mas a permissão só foi concedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal), depois de duas negativas da Justiça, pouco antes do sepultamento.

Na ocasião, a negativa veio do superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima, que afirmou que não havia condições logísticas e, principalmente, de segurança para fazer o transporte e escolta de Lula até São Bernardo do Campo.

“Simplesmente não era possível; não dependia da boa vontade de ninguém. Apenas não havia condições logísticas e policiais suficientes para garantir a segurança do próprio conduzido e dos agentes públicos.”

Vavá era o terceiro de oito filhos que Eurídice Ferreira de Melo, a Dona Lindu, teve com o pai de Lula, Aristides (Luiz Inácio é o sétimo). Sete deles a acompanharam durante 13 dias em pau de arara de Caetés, sertão de Pernambuco, a São Paulo, em 1952. O mais velho, Jaime, já estava em Santos, no litoral paulista, com o pai.

Notícias relacionadas