Brasil

As barragens de rejeitos em MG: uma bomba atômica prestes a explodir

Há um ano, a médica Sara Xavier, moradora de Santa Bárbara – MG, denunciava neste vídeo o que chamava de “bomba atômica”, a represa de rejeitos da AngloGold Ashanti em sua cidade. O Brasil tem 204 barragens de rejeitos de minério com alto potencial de danos, e 134 estão em Minas Gerais.

Confira o vídeo:

 

Bom dia, hoje é dia 18 de março de 2018, sou Sara Xavier, médica veterinária e produtora rural com muito orgulho. Moro em Santa Bárbara MG. Ali ao fundo é a Serra do Caraça.

Hoje começa em Brasília o Fórum Mundial da Água. É uma data bastante oportuna para fazermos algumas considerações: Santa Bárbara está passando por falta d’água por outros motivos, no caso é o roubo de cabos da Copasa, mas a população já começou a perceber que não dá para viver sem água.

O que eu quero mostrar aqui na Comunidade do Carrapato é a represa de rejeitos da AngloGold Ashanti. Essa represa tem 36 hectares de área mais ou menos e quase 40 metros de altura, equivalente a um prédio de 13 andares. Isso totaliza por volta de 13 milhões de metros cúbicos de lama, repleta de arsênio e cianeto. Metais pesados capazes de inviabilizar a vida por onde quer que essa lama derrame.

Ali para baixo está o Rio Conceição, onde não é feita a captação de água de Santa Bárbara, mas logo após se encontra com o Rio Caraça onde ocorre a captação. A AngloGold adquiriu essa represa quando comprou a Mineração São Bento e já haviam vários problemas na represa mesmo quando a São Bento estava operando, já houveram vários remendos, pois ela estava em vias de se romper. Há pouco tempo nós vimos a Mariana Ximenes falando para não esquecermos o caso de Mariana, agora o meu medo maior é que não só as pessoas esqueçam de Mariana, mas que venham a acontecer outras “Marianas”. Só que estes rejeitos são bem piores que os rejeitos de minério de ferro.

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que é quem regula a mineração no país soltou um comunicado no dia 17 de maio de 2017 falando sobre instalação de sirenes, planos emergenciais em caso de rompimentos de barragens. Ninguém aqui tem treinamento nenhum em caso de rompimento! Não tem uma sirene, não tem nada. Se esta barragem romper a água vai descer e em menos de 1 quilômetro está localizada a cidade de Brumal, cidade na qual tem uma igreja do século XVII onde milhares de pessoas estão residindo. Mais para baixo fica São Bento onde está sendo construído o aquaparque. Tem Santa Bárbara, tem a Represa do Peti, tem São Gonçalo. Já pensou essa lama descer até a captação de água de Santa Bárbara?

A captação é feita logo aqui abaixo. Se houver uma tragédia, já era a captação de água de Santa Bárbara. E ainda por cima o povo já está passando pela falta de água, enquanto isso a AngloGold Ashanti bombeia 24 horas por dia água potável, super limpa do lençol freático, para suas operações. E só isso já é o suficiente para abastecer o município de Santa Bárbara.

Estou mostrando isso para que o povo tenha consciência da bomba atômica que está acima de Brumal. Ninguém tem explicação de nada. Se acontecer alguma coisa, ninguém sabe quem será atingido. Ninguém dá importância para o povo que está aqui embaixo. Em 2015 aconteceu a tragédia de Mariana e ocorreu uma tragédia semelhante no Canadá, a diferença é que no Canadá não se autoriza represa acima de comunidade. Mas no Brasil não só se autoriza como não dá satisfação nenhuma para a população.

Isso é um absurdo. Nós sabemos que a água vale muito mais do que ouro. Vamos abrir os olhos. Não podemos ficar calados, não podemos ficar com medo de falar e expor os problemas dos municípios. O mundo inteiro tem que saber, a AngloGold é uma empresa Sul Africana, mas com boa parte do seu capital financeiro americano, eles não ligam para nós.

Apenas a título de curiosidade pesquisem “violação de direitos humanos AngloGold Ashanti Colômbia” para conhecer essa empresa. Não sou contra a mineração, tem muita gente falando que eu estou tentando boicotar a mineração em Santa Bárbara. Não é isso. O que eu quero é conscientizar o povo a respeito de como a mineração é feita no nosso país. Pôde-se votar o código minerário para que maiores garantias fossem feitas para os municípios, mas não obtivemos nenhum avanço. Só ficamos com o prejuízo.

Já pensou quando a AngloGold fechar? A represa vai ficar aqui. Ao que parece eles estão alteando a represa, corre o boato na cidade de Santa Bárbara, mas nem isso a população é informada.

Gente, vamos reverberar esse vídeo, vamos espalhar essa denúncia. Falo aqui da Comunidade do Carrapato, Santa Bárbara. 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos acima de rios. Isso é uma bomba atômica

 

Notícias relacionadas