Brasil

Eduardo Guimarães recebe ‘visita’ da PF por falar de Cesare Battisti em seu blog

Na tarde desta quinta-feira (20), o editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, recebeu mais uma vez “visita” da Polícia Federal em sua residência. Os policiais o procuraram alegando que precisavam lhe fazer “perguntas”.

Em 2017, o blogueiro recebeu a Polícia Federal em sua casa às 6 horas da manhã. Guimarães foi conduzido coercitivamente à Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, para prestar depoimento sobre reportagem que publicou em 26 de fevereiro de 2016, na qual antecipou que o ex-presidente Lula seria alvo da 24ª fase da Lava Jato. 

Guimarães não é jornalista de formação, é comerciante. Umas das justificativas de Moro para sua condução coercitiva foi a ausência de diploma de jornalista.

“A proteção constitucional ao sigilo de fonte protege apenas quem exerce a profissão de jornalista, com ou sem diploma”, diz a nota da Justiça do Paraná. “As diligências foram autorizadas com base em requerimento da autoridade policial e do MPF de que Carlos Eduardo Cairo Guimarães não é jornalista, independentemente da questão do diploma, e que seu blog destina-se apenas a permitir o exercício de sua própria liberdade de expressão e a veicular propaganda político-partidária”, afirma ainda o texto. A defesa de Guimarães rebateu: “A nota, de maneira autoritária e contrariando o STF, pretende definir quem é e quem não é jornalista de acordo com juízos de valor sobre as informações e opiniões veiculadas em determinado meio de comunicação”.

Eduardo Guimarães edita o Blog da Cidadania há 12 anos. A Constituição permite que ele exerça a função jornalística.

Em 3 de abril de 2017, Guimarães teve que voltar  à sede da PF para depor sobre denúncia feita pelo juiz Sergio Moro de que o blogueiro o teria “ameaçado”. Nenhuma das acusações de Sergio Moro contra Guimarães prosperou e a Polícia Federal lhe devolveu os equipamentos confiscados por não ter encontrado nada contra ele.

Na tarde desta quinta-feira (20) pela terceira-vez em menos de dois anos a Polícia Federal voltou a incomodar Eduardo Guimarães. Policiais Federais subordinados à Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, estiveram na residência do blogueiro, mas não o encontraram. Alegaram que queriam lhe fazer “perguntas”.

Deixaram um telefone com uma funcionária da casa. Guimarães entrou em contato com os policiais e descobriu que queriam lhe fazer “perguntas” sobre o “terrorista” Cesare Battisti porque ele havia falado dele no Blog da Cidadania.

“Resta saber por que falar sobre Battisti em um site jornalístico como o Blog da Cidadania seria razão suficiente para receber mais uma visita da Polícia Federal em minha residência”, escreveu Guimarães em seu blog.

“Espera-se que não seja prenúncio dos novos tempos que vem por aí, onde falar alguma coisa que desagrade o regime seja motivo para visitinhas da Polícia desse regime”, finaliza Guimarães.

 

Notícias relacionadas