Brasil

Justiça de SP suspende venda da Embraer pela Boeing mais uma vez

A Justiça Federal de São Paulo concedeu nesta quinta-feira (20) liminar que suspende mais uma vez o acordo para a venda da Embraer para a Boeing, atendendo a pedido feito em processo aberto por quatro entidades sindicais.

A decisão é do juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo, o mesmo que no início do mês já havia interrompido a operação ao conceder liminar favorável à ação movida por deputados petistas. Esta decisão foi derrubada quatro dias depois pelo Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF3), que atendeu pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

“Como a Embraer é uma empresa de tecnologia de ponta, nós estamos falando de interesses nacionais. Alegamos não apenas o ataque a interesses trabalhistas mas principalmente que o negócio desatende a todas as regras em relação a sociedades anônimas que existem no Brasil. Nao se trata de uma joint venture, que seria uma comunhão de empresas para desenvolver um projeto específico. Toda a imprensa internacional sabe que é uma aquisição, só a nossa imprensa que insiste nessa mentira. O que acontece é a aquisição ou incorporação da Embraer pela Boeing”, diz o advogado da ação.

“É um crime de estado o que está acontecendo. O que está em jogo é a indústria nacional. Quem não se envolver nessa disputa, será cobrado pela história. Inclusive a imprensa”, continuou o advogado.

A Embraer informou nesta segunda-feira (17) que aprovou junto à fabricante norte-americana de aeronaves Boeing os termos do acordo, segundo o qual a norte-americana controlará 80%  da empresa. Para fechar o negócio, falta a autorização do governo brasileiro.

Assista abaixo à coletiva de imprensa no Sindicato de Metalúrgicos de São José dos Campos, uma das entidades que ajuizou a ação contra a venda.

Notícias relacionadas