Brasil

Observatório do Clima protesta contra desistência do Brasil de sediar a COP25

O Observatório do Clima, rede de 37 entidades da sociedade civil formada para discutir mudanças climáticas, afirmou por meio de nota que lamenta, mas não se surpreende com a desistência do Brasil de sediar a COP 25 de 2019, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

“A reviravolta provavelmente se deve à oposição do governo eleito, que já declarou guerra ao desenvolvimento sustentável em mais de uma ocasião. Não é a primeira e certamente não será a última notícia ruim de Jair Bolsonaro para essa área”, diz trecho da nota.

“Ironicamente, isso ocorre por ideologia, algo que o presidente eleito e seu chanceler prometeram “extirpar” da administração pública. Com o abandono da liderança internacional nessa área, vão-se embora também oportunidades de negócios, investimentos e geração de empregos. Ao ignorar a agenda climática, o governo federal também deixa de proteger a população, atingida por um número crescente de eventos climáticos extremos. Estes, infelizmente, não deixam de ocorrer só porque alguns duvidam de suas causas”, escreveu a entidade.

Em coletiva de imprensa nessa quarta-feira, Bolsonaro afirmou que “participou” da decisão de não sediar mais o evento da ONU. Segundos antes da fala do ex-capitão, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, coordenador do gabinete de transição, tentou direcionar a resposta do presidente eleito. “Nós não temos nada a ver com isso. É uma decisão do Itamaraty”, sussurrou a Bolsonaro, que ignorou a orientação e declarou à imprensa que pediu para cancelar o evento no Brasil. Veja abaixo no vídeo:

Notícias relacionadas