Cultura

Morre aos 77 anos Bernardo Bertolucci, grande mestre do cinema italiano

Diretor de “O Último Tango em Paris” e “O Último Imperador” morreu em Roma, informou nesta segunda-feira (26) a imprensa italiana.

Morreu aos 77 anos, em Roma, o cineasta italiano Bernardo Bertolucci, um dos últimos diretores da geração revelada na Europa nos anos 1960. Bertolucci tornou-se uma figura-chave da extraordinária nova onda italiana ao lado de Antonioni, Fellini e Pasolini.

Bernardo Bertolucci nasceu em Parma em 1941, filho de um poeta e professor,  foi criado em uma atmosfera literária e artística. Seu pai, Attilio, era amigo do diretor Pier Paolo Pasolini. O diretor trabalhou como assistente de Pasolini em 1961, no filme Accattone – Desajuste Social.

Em 1962 estreia sua carreira solo como o filme A Morte baseado em argumento e roteiro de  Pasolini. Dois anos mais tarde, lançou Antes da Revolução.

Sua consagração viria com O Último Tango em Paris, em 1972, filme cercado de polêmicas. Uma cena de estupro envolvendo os personagens interpretados por Marlon Brando e Maria Schneider levou atores de Hollywood a se pronunciaram depois de vir à tona que o diretor não revelou à atriz Maria Schneider que ele rodaria a cena. Bertolucci planejou a cena com o ator Marlon Brando e, segundo ele, o intuito era filmar a reação de Maria, e não de sua personagem.

“Me comportei de uma maneira horrível com Maria, porque não disse a ela o que iria acontecer”, disse Bertolucci. Na época a atriz francesa tinha apenas 19 anos; Marlon Brando, 48.

Em 1987, lança O Último Imperador, filme que se tornou um dos maiores sucesso de Bertolucci, tendo conseguido permissão sem precedentes para filmar dentro da Cidade Proibida de Pequim. O trabalho inaugura uma fase hollywoodiana que incluiria ainda os menos aclamados O Céu que nos Protege, de 1990 e O Pequeno Buda, 1993.

Volta à Itália com Beleza Roubada, de 1996. Em 2003, estreia Os Sonhadores, sobre as ondulações lúbricas e intelectuais de um trio de jovens franco-americanos, com o Maio de 68 parisiense como pano de fundo.

Bertolucci despede-se dos longas-metragens rodando Eu e Você, em 2012.

 

Notícias relacionadas