Brasil

Nabhan Garcia: “Acampado é massa de manobra de bandidos. Esses acampamentos são uma farsa.”

Em entrevista à repórter Carolina Bahia, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, o ruralista Nabhan Garcia, secretario de Assuntos Fundiários de Bolsonaro (pasta responsável pela Reforma Agrária), disse suas prioridades são “Invasão de terra, que é crime e vai ter que acabar. É formação de quadrilha.” Leia a íntegra da entrevista.

A reforma agrária no governo de Jair Bolsonaro ficará sob a responsabilidade de um líder ruralista. O presidente da União Democrática Ruralista (UDR) assumirá a Secretaria de Assuntos Fundiários a partir de janeiro e comandará todo o setor, incluindo o Incra. Nesta conversa com a coluna, ele fala de prioridades e sobre o fato de não ter assumido o comando do Ministério da Agricultura:

Quais as suas prioridades à frente da Secretaria de Assuntos Fundiários?

— A invasão de terra é crime. Vai ter que acabar. Não vai ter respaldo no nosso governo. Aquele que invadir será identificado e enquadrado na lei. É formação de quadrilha.

Mas como o senhor pretende impedir as ações de movimentos como o MST?

— Como já determina a lei, propriedade invadida sairá da reforma agrária. E vamos colocar o invasor no lugar dele.

E os acampamentos de sem-terra que existem de várias regiões do Brasil?

— Não podemos mais deixar famílias embaixo de barracos de lona. Elas são utilizadas como massa de manobra por bandidos. Esses acampamentos são uma farsa.

Mas para onde serão encaminhadas as famílias que vivem em acampamentos?

— Vão voltar para o lugar de origem delas. A maioria tem casa. O desafio é moralizar. Vamos fazer uma revisão em todas as superintendências do Incra. Você sabia que tem líder de sem-terra em superintendência? Vamos acabar com isso.

O senhor ficou frustrado por não ter sido confirmado para o Ministério da Agricultura?

— Não, de jeito algum. Até defendi outro nome, do Jerônimo (Goergen). Sou amigo da Tereza Cristina.

*Do jornal Zero Hora

 

Notícias relacionadas