Brasil

Deu no Estadão: Joaquim Levy é o novo presidente do BNDES

De acordo com a jornalista Sônia Racy, colunista do jornal O Estado de S.Paulo, comenta-se no Banco Mundial, em Washington, que Joaquim Levy será o próximo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). De acordo com a jornalista, ele já estaria se preparando para regressar ao Brasil.

“Nos corredores do Banco Mundial em Washington já se sabe: Joaquim Levy é o novo presidente do BNDES. Está esvaziando suas gavetas”, diz Sônia Racy em sua coluna no Estadão.

O novo presidente ocupará o cargo a partir de 2019, logo no início do governo de Jair Bolsonaro.

Engenheiro naval de formação, com doutorado em Economia, Joaquim Levy foi secretário do Tesouro Nacional no governo do ex-presidente Lula e ministro da Fazenda no segundo mandato da presidenta Dilma.

Após deixar o governo, Levy assumiu o cargo de diretor financeiro do Banco Mundial.

Vale lembrar que em 2009 Joaquim Levy integrou uma comitiva liderada por Sérgio Cabral a Paris. A reunião de empresários e executivos do governo fluminenses ficou conhecida como “Farra dos Guardanapos”, uma festa que marcou o ápice de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro preso pela operação Lava jato. Embora não tivesse amarrado um guardanapo na cabeça como a maioria dos convivas, Levy estava presente no banquete.

Notícias relacionadas