Brasil

SBT ressuscita o “Ame-o ou Deixe-o”, marca registrada da ditadura militar

O SBT colocou em sua grade nesta terça-feira (6) vinhetas de temáticas nacionalistas que eram utlizadas na ditadura militar. Segundo reportagem do site Notícias na TV, as vinhetas são em apoio a Jair Bolsonaro.

Em uma delas, depois de apresentar imagens de pontos turísticos, um locutor anuncia: “Brasil, ame-o ou deixe-o”, ao som de “Eu te amo, meu Brasil”, de Dom e Ravel. Tanto o slogan quanto a música foram utilizados pelos militares como propaganda política no auge da repressão, nos anos 70, durante o governo Emílio Garrastazu Médici. Desde então a dupla musical ficou marcada como porta-voz do regime e “cancioneira da repressão”.

Ao site de VEJA, a comunicação do SBT afirmou que não comenta o motivo da circulação dos vídeos por “questões estratégicas”. Procurada pela reportagem do Nocaute às 19h, a assessoria de imprensa do SBT informou que o expediente havia se encerrado às 18h.

Silvio Santos recebeu a concessão pública para o SBT durante o regime militar, no governo de João Figueiredo. Na época, a emissora transmitia nos intervalos de suas atrações o programa “A Semana do Presidente”, uma propaganda escancarada em forma de boletim com os principais feitos e viagens do ditador. Segundo o colunista Flávio Ricco, do UOL, o programa pode voltar à grade do SBT em 2019.

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