Amanhã, o IIº Festival da Utopia recebe a escritora Conceição Evaristo, a primeira mulher negra a disputar uma vaga na Academia Brasileira de Letras.
Autora de romances como “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2011) e “Ponçá Vivêncio” (2003), Conceição traz em sua literatura reflexões acerca das questões de raça e de gênero e da necessidade de recuperar a memória da população afro-brasileira.
Marco na literatura da atualidade, Conceição Evaristo estará presente na Tenda dos Pensadores no Esporte Clube, no centro de Maricá, para participar do Festival neste domingo (22), a partir das 10h.
Trajetória
Nascida numa favela da zona sul de Belo Horizonte, a mineira radicada em Maricá, Conceição Evaristo é filha de uma lavadeira que mantinha um diário onde anotava as dificuldades de seu cotidiano.
Para se tornar escritora, Conceição teve que conciliar seus estudos como o trabalho de empregada doméstica, até concluir o curso Normal, em 1971, aos 25 anos.
Hoje, Doutora em literatura, vencedora do prêmio Jabuti e candidata à Academia Brasileira de Letras, Conceição Aparecida participa da mesa que abordará as utopias do nosso tempo.
Ela estará ao lado do colaborador do Nocaute, o pastor Ariovaldo Ramos, teólogo, escritor e conferencista, integrante da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.
Confira a programação do último dia de festival:
Programação da Tenda dos Pensadores Darcy Ribeiro (Centro)
Dia 22 de Julho – Domingo
10h – mesa: Utopia
Programação da Tenda dos Pensadores Darcy Ribeiro (Centro)
Dia 22 de Julho – Domingo
10h – 12h – mesa: Conversas com jovens escritores e suas experiências
14h – 16h – mesa: Debate sobre PPJ
Programação dos shows
Dia 22 de Julho – Domingo
20h – Claudinho Guimarães
22h – Emicida (praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro)
00h – BNegão (acampamento da Juventude em São José de Imbassaí)
