Para o linguista estadunidense Noam Chomsky, o objetivo da prisão do ex-presidente Lula é impedir que ele seja eleito novamente. “O fato de “essa gente” ter voz na determinação dos rumos do governo, em vez de ficar em seu lugar na base da pirâmide social, é ainda mais intolerável para as classes dominantes. O objetivo mais imediato é impedir Lula de se candidatar em uma eleição que ele certamente venceria, de acordo com pesquisas recentes”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo.
Chomsky afirma que Lula é alvo de um ataque das classes dominantes: “O rigor da punição, além da rejeição do pedido de habeas corpus, vai muito além do crime alegado, e essa punição só pode ser interpretada como parte de um ataque generalizado das classes privilegiadas contra tudo o que o governo Lula representou. Na realidade, Lula está sendo punido pelas políticas reformistas que deram um apoio muito necessário à massa da população que é reprimida.”
O linguista diz também que a prisão do ex-presidente é um “golpe duro contra as esperanças de o Brasil realizar seu potencial de chegar a um grau maior de justiça social e desenvolvimento econômico e cultural” e que “as marretadas do governo reacionário de Temer contra a sociedade brasileira são um presságio de um futuro sombrio para a população do Brasil”.
Segundo Chomsky, a imagem do Brasil hoje no mundo é de “decadência” aos olhos de quem “se preocupa com direitos humanos, justiça social e democracia”. Por outro lado, é “festejada pelas classes investidoras predadoras e os governos ligados a elas”.
https://www.nocaute.blog.br/2018/04/29/celso-amorim-disparo-com-arma-de-fogo-contra-populacao-desarmada-por-motivacao-politica-e-terrorismo/
Os caminhos que o PT terá que percorrer de agora até as eleições de outubro

José Eduardo Garcia de Souza says:
Chomsky está errado em todos os idiomas que fala e até nos que não fala. A prisão do Lula nada tem a ver com ele ser eleito ou não, já que, na cadeia ou fora dela, Lula é inelegível devido à Lei da Ficha Limpa – criada durante os governos do PT. Basta ele tentar se candidatar para que o TSE negue a candidatura. O resto é conversa para enganar incautos, em que língua seja.
Mauro D. says:
Se você fala todos os idiomas que ele fala, porque você não traduz aqui para nós e explica cada ponto?Não quero morrer ignorante, quero aprender com quem sabe!
José Eduardo Garcia de Souza says:
O ponto é simplíssimo: Lula é inelegível, devido à Lei da Ficha Limpa. The point here is exceedingly simple: Lula cannot run for office because of the “Clean Record Act”. El punto aqui es extremadamente sencillo: Lula no puede ser candidato debido a la “Ley del Cadastro Limpio”. Le point est trés simple: Lula est inadmissible en raison de la “Loi du Enregistrement Propre”. Здесь чрезвычайно проста: Лула не баллотироваться, поскольку “чистая запись акта”. Ficou claro, agora?
joao sigrist says:
Milton Santos, sr Jose Eduardo, disse que existem os estudados que frequetaram as escolas e sao uns analfabetos e os intelectuais que sao imprencindiveis ,caso do Dr Noam Chomsky.Pelo visto o sr e do primeiro time e bobo da corte querendo arrotar sabedoria de buteco de quinta categoria.Em tempo o Dr Milton Santos caso vc nao saiba foi um geografo,brasileiro,negro,escritor ,nordestino era baiano doutorado na França e que vc deveria ler para abrir um pouco sua limitadissima cultura para homens com Noam ,ZygmZygmunt Bauman,Paulo Freire etc
Boas leituras fazem bem ao corpo e ao espirito.
Rosane says:
Assinado: Noam Chomsky, e ponto final!
José Eduardo Garcia de Souza says:
João Sigrist. Confesso que desconhecia Milton Santos, agradeço tê-lo indicado a mim e prometo preencher esta lacuna intelectual de minha parte. Não obstante, não sei o que ele (ou Paulo Freire e os demais citados ) tem a ver com Noam Chomsky e/ou a Lei da Ficha Limpa no presente caso de Lula. Origado.