Brasil

Morre o economista Paul Singer, um dos fundadores do PT

O economista Paul Singer, um dos fundadores do PT, morreu na noite desta segunda-feira (16), aos 86 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e teve uma infecção generalizada.
Singer foi um dos precursores do conceito de economia solidária no país e ocupou o cargo de secretário nacional desta área nos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.
O economista nasceu na Áustria em 1932 e veio com a família para o Brasil em 1940, fugindo do nazismo.
Filiado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, ajudou a organizar a greve dos 300 mil, em 1953 – paralisação que durou mais de um mês. Em 1956 entrou na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo e mais tarde fez doutorado em sociologia.
Como estudante, Singer fez parte do “Seminário de Marx”, junto com Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso e José Arthur Giannotti. O grupo daria origem ao Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).
Singer foi livre docente em demografia e professor titular no curso de economia. Foi aposentado compulsoriamente em 1968, com a decretação do AI-5, e chegou a ficar preso durante uma semana em 1974.
O intelectual foi responsável pelo programa econômico de Lula quando se candidatou ao governo de São Paulo, em 1982, que já defendia a ampliação do mercado interno por meio da inclusão social.
Na gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo, foi secretário de Planejamento.
Viúvo, Paul Singer deixa os filhos André, jornalista e ex-porta-voz do governo Lula, Suzana, ex-ombudsman da Folha, e Helena.
https://www.nocaute.blog.br/2018/04/16/fernando-morais-prisao-lula/

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *