Com página dupla no primeiro caderno da Folha de São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, falou bastante sobre Lula em entrevista a Fernando Grostein Andrade. Disse que o conhece desde a época em que ele era metalúrgico e que “se pudesse reviver a história, tentaria se aproximar de Lula”.
Dilma Rousseff também foi assunto na entrevista. Quando questionado sobre a legalidade do impeachment que afastou a ex-presidente, o tucano foi enfático: “Havia razões objetivas para o impeachment. Por isso que ela caiu? Não. Ela caiu porque deixou de governar. A causa real do impeachment foi a perda de confiança da sociedade que se reflete no Congresso”.
Fernando Henrique também comentou sobre a intervenção militar no Rio, a ascensão de Bolsonaro, os escândalos do PSDB no metrô de São Paulo, que para ele não existem, entre outros assuntos.
Selecionamos parte das respostas de FHC.
Lula
Acho que uma vez que a justiça julgou primeira, segunda e terceira instância, você tem que respeitar. Eles não são malucos também. Você pode fazer o que o PT tenta fazer. Desmoralizar a Justiça. Sobra o quê? Agora, não é meu estilo ficar jogando pedra no adversário, muito menos no Lula.
O Lula veio bem de baixo. Eu conheci o Lula na casinha dele, operário. Ele e a Marisa. Estive na casa dele mais de uma vez. Jantei o com Lula lá perto do Sindicato. Participei das greves e todo esse negócio. O Lula vem daí e ele é negociador, um líder sindical. Nunca foi de esquerda, não foi mesmo. Nem de direita. Era um homem pragmático que tinha um lado que era o lado do sindicato.
O Lula fez várias coisas que eu acho positivas. A história vai registrar e você não apaga a história. Nem a minha, nem a dele e nem a da Dilma. A história julga e muda de opinião. Alguém que é herói de uma época passa a ser bandido na outra.
Por que o PSDB e o PT nunca se juntaram? Nem quando está lá no Congresso é positiva. Por disputa de poder, não por disputa ideológica. Se tivéssemos mais capacidade de diálogo, teria sido melhor.
Se eu pudesse reviver a história, eu tentaria me aproximar não só do Lula, mas de forças políticas que eu achasse progressista em geral.
Bolsonaro
Ele está expressando o sentimento que está nas ruas, que é o da ordem. Eu não conheço o Bolsonaro. O que ele vai fazer com câmbio? Com a questão da educação? Com a saúde? Isso que conta. Ele não disse nada. Acho que as pessoas têm que ter um pouco mais de coerência para vida.
Eu não conheço Paulo Guedes (economista que Bolsonaro escolheu), mas pelo que leio ele acredita que basta liberalizar que tudo se resolve. Está na lua, né?
Huck
Sou amigo dele, gosto dele. Ele tem noção da vida e traria um componente desse tipo.
Impeachment
Havia razões objetivas para o impeachment. Por isso que ela caiu? Não. Ela caiu porque deixou de governar. A causa real do impeachment foi a perda de confiança da sociedade que se reflete no Congresso.
Intervenção Rio
O que está acontecendo agora, o apelo às Forças Armadas, não é a primeira vez. A primeira sensação é de alívio, porque você põe as tropas na rua. Subjetivamente as pessoas se sentem mais seguras. É possível que os bandidos recuem por um dado momento. Mas por quanto tempo? Tem um jogo de espera. Sabem que num certo momento as tropas vão embora, e tudo volta a ser como antes.
O exército tem medo de ficar muito tempo. Não pensem que os militares querem o que está acontecendo. Não querem porque eles sabem que é difícil que dê certo.
Eu procurei alertar quem eu podia, de que era uma medida complexa e que era melhor, antes de tomá-la, pensar bem.
Justiça
A Justiça é de classe, seletiva. Se você for negro, você vai mais depressa para cadeia do que se você for branco. Isso é indiscutível. Mas a Lava Jato fez o oposto. Botou na cadeia gente muito rica e poderosa.
Escândalo do metrô
Aquele negócio do metrô não tem ligação com o PSDB. Não recebeu dinheiro daí. Pode ser que alguma campanha tenha recebido, eu não sei. Não está metido. Não tem. É diferente. Alguns partidos entraram mais profundamente num jogo, sobretudo os que tinham o poder federal.
Haddad
Eu gosto de Fernando Haddad, vou votar no Fernando Haddad se ele for candidato? Não vou, mas eu estou dizendo que ele é uma pessoa correta.
