Acabei de ver em vídeo a íntegra do depoimento do ex-ministro Antonio Palocci ao juiz Sérgio Moro, ocorrido hoje em Curitiba.
Chama a atenção o comportamento escandalosamente parcial de Moro em defesa de Palocci.
Mas isso não é novo. Todo mundo já sabe quem é Sérgio Moro.
A surpresa da tarde foi Palocci.
Ele me lembrou os “arrependidos”, ou “desbundados”, da luta contra a ditadura militar. Gente que em troca da redução da pena, ou até mesmo da libertação imediata, aceitava ir à televisão entregar antigos companheiros, fazer mea culpa política e abjurar suas antigas convicções.
Curiosamente, ao contrário do sentimento que me despertavam os desbundados dos anos 70, não fiquei com nojo do Palocci. Fiquei com pena, muita pena.
Palocci já é quase um sexagenário. O que será que leva alguém a decidir envelhecer desse jeito?

Jorge Suminski da Rocha says:
Tem um provérbio que diz que se você quiser conhecer efetivamente a índole de uma pessoa, tem que dar poder para ela. Ou muito dinheiro.
Observando casos como o do Palocci, podemos acrescentar: faça com que ela sinta medo.
Enquanto não passarmos por situações como a que Palocci passa, fica difícil botar o dedo na ferida e condená-lo por tentar se sustentar com o pouco que ele tem.
Lamentar, sim. Condenar, quem há de ?
Marcos Viana says:
O que leva alguém a “envelhecer” assim?
A “certeza” que o Mercado domina o homem. A “certeza” que o crime (com esse tipo de judiciário) compensa…
Edgard Dutra says:
Caráter, meu caro, caráter! Ou melhor, a falta dele.
Desbundado says:
Fernando,
Com todo o respeito, nós os desbundados da ditadura, delatamos geral mediante tortura física, com requintes de crueldade, esse cara ai, que vocês chama de Palocci, não merece ser comparado conosco.
Quando fiquei sabendo deste seu artigo, meu corpo que descansa na tumba, teve um ataque epilético.
Sonia Montenegro says:
Também assisti o depoimento e tive a mesma impressão. Palocci puxou o saco do Moro, que o defendeu, como de hábito. Afirmava não querer dar uma de santo, mas se fazia de santo. Respondeu as perguntas do Zanin de costas, sem olhar para ele. Não teve coragem de olhar cara a cara o defensor do Lula.
José Eduardo Garcia de Souza says:
A idade não tem nada a ver com a canalhice. Palocci sempre foi tão canalha quanto Joesley Safadão, Geddel, Collor, Bumlai, Maluf, Odebrecht e outros do mesmo naipe que, sistematicamente, pilham o dinheiro do povo, já que vêm todos do mesmo lodaçal moral. Todos eles têm entre si a ganância, a certeza de que estão “numa classe à parte de todos os demais” e a crença que de os fins justificam os meios. O que diferencia uns dos outros são os motivos que apresentam para entar justificar o que fazem: para uns “um projeto de poder para uma sociedade mais justa”; para outros, o fato de serem “o número um” desta ou daquela área.
MARILIA FONSECA says:
Palocci deve ter sofrido muito na prisão. A culpa é do Moro, ao tentar conseguir a prisão do Lula a qualquer custo.
Afonso Schroeder says:
Brasileiros não suportam mais este “Michel Temer” é impostor, traidor, golpista corrupto comprovado chefão da quadrilha de (corruptores e corruptos) cadeia já a “Michel Temer”. Luiz Inácio Lula da Silva homem e político limpo e honesto somos a maioria e confiamos em Lula e Dilma Rousseff e mais quem tiver acusação “comprovada” contra Lula ou Dilma Rousseff apresente mas não vale diz que me disse, ladainha de repórter tendencioso e muito menos sonhos!
Jaime Iglesias Serral says:
Dilma foi torturada e não traiu ninguém. Portanto, o senhor Pallocci está movido pelo interesse mais mesquinho que existe, o de livrar o “seu”
GERALDO JOAQUIM TELLES DE SOUZA says:
Amigos, aprendi que todo movimento popular tem o seu Hubert Mattos, o traidor da Revolução Cubana, como Éden Pastora, da Revolução Sandinista e Mário Firmenich, dos Montoneros argentinos.
Não devemos considerar o Cabo Anselmo como um traidor, pois era apenas um “infiltrado” pelos militares.
Palocci partiu na frente para conquistar esse desonroso título, pois estava na “pole position” !
Elvis Alves Ferreira says:
Ola, sou muito fã, e confesso que ainda nutria pelo lula mesmo depois tudo uma simpatia e dava a presunção de inocencia, se admitirmos que ele traiu, então não mentiu. Mas o que nós de esquerda queriamos? a verdadenua crua ou a preservação em nossa mente de um heroi mitico que superou todas as dificuldades e se tornou o grande lider nacional? Nossa auto estima as vezes nos impede de reconhecer nossos erros ou os erros de quem muito estimamos. Como ja falei, ainda achava que talves o lula pudesse ser inocente ou ao menos nao tao culpado, acho que o Pallocci dirimiu qualquer duvida. O que certamente revolta sim é fato de só agora se pronunciar, por não pos fogo no circo antes? por que não se opos a essas praticas? por que não aconselhou o lula a varrer esses fdp? Por varios motivos, elenco 2: 1° Se fizessem isso nao governariam, mesmo com toda popularidade de lula é certo que perderia apoio do congresso e seria deposto…
2° Lhe convinha manter um sistema que benefiava a si aos seus com mordomias e regalias para além daquelas que ja gozam legalmente os politicos…
O pior de tudo é que isso da forças a direita e extremadireita, a decepção é tamanha que quaquer um que tenha uma puta biografia baseada na luta por direitos civis e no autruismo mas que se se enveredar para o ramo politico será visto com desconfiança…
Iurutaí Puertas says:
Ou seja, assim como para Moro e Lavajateiros a “delação” do Palocci é VERDADE porque se encaixa na estória deles, para você também é VERDADE, porque se encaixa na sua versão dos fatos. Tenho pena, mas não é do Palocci.
Christiane Senra says:
Contra Lula, Dilma, e o PT podem delações? por quê o inquisidor Moro não aceitou delações contra a Globobosta e os bancos? A quem essa mídia hipócrita e esse judiciário pensam que enganam? Só os patos CBF midiotas seguidores do MBL que replicam em suas páginas as nojeiras. #ForaGlobo
Zenaide Machado de Oliveira says:
Fernando, não concordo com a comparação. Os “arrependidos” dos tempos da ditadura foram barbaramente torturados, eram jovens, em sua maioria secundaristas, muitos de origem muito humilde. Viveram os cárceres do terrorismo de Estado. Esse sujeito do depoimento de ontem, certamente se revelou com toda clareza, afinal oportunistas, canalhas e sem caráter também envelhecem.
Murilo Silveira says:
A facilidade com que Palocci fez suas declarações, sem mesmo esperar perguntas do juiz, como um boquirroto, adiantando respostas… Sem nenhuma resistência, sem um tremor… Triste, e realmente causa pena, ver um homem desmoronar.
Carlos Eduardo da Silva says:
Estou enojado com este idiota que chama-se Palocci,está cuspindo no prato que comeu pra se livrar do Cárcere e depois criticam os “Joesleys”,eles estão certos se é pra ferrar o país porque eu Palocci não posdo,pois bem conseguiu…
Francisco Wilton Fernandes says:
No tempo da ditadura havia um cara chamado Cabo Anselmo. Se dizia contra a ditadura, e era. Foi Amaciado pelo torturador delegado Fleury. Depois, Anselmo traiu os companheiros, os entregou para a tortura e morte. inclusive a companheira grávida. Em fim, foi um vil traidor e covarde. Não é exagero comparar o Palocci ao traidor C. Anselmo.
marcelo says:
Nem todo muno tem força para aguentar esse sofrimento. Quem é o canalha aí? O Palocci que está comendo o pão que o diabo amassou ou o Moro, os procuradores, a justiça brasileira e os golpistas?
Josué da Silva Alves Alves says:
Lamentável ler aqui q ainda tem pessoas q defendem esse maior bandido q nosso País já teve, realmente esses partidários do PT são alienados e só enxergam o partido, o País p/ eles sempre ficou em 2° plano……fora PT e seus partidários!!!!!!
Honoris Causa says:
Mais um, robot das robásticas defensoras do golpe que esgarça o seu próprio patrimônio monetário e moral. A vida não acaba no túmulo. Fora da reencarnação não há explicação.
Mauricio Quirino says:
O país para o PT sempre veio em primeiro lugar,mas para isso é preciso estar no governo,com o PT o país era a 6ª econimia mundial,saímos do mapa do fome,estávamos em pleno emprego,mas depois do golpe que vc com certeza ajudou a dar estamos nessa merda,enquanto isso vcs que foram pra rua como miquinhos do globo aplaudem delações e condenações sem provas,tomaráa um dia isso aconteça com vc ,ser condenado por uma acusação sem provas,ai quem sabe vc acorda e decide ser gente ao invés do orelhudo qque é
Diana says:
Porisso, aos fortes, corajosos e honestos, Viva Dirceu e Viva Vacari!
Daniel says:
Não nos esqueçamos que este canalha foi quem “acalmou” o mercado como ministro da fazenda no primeiro mandato do Lula. Vai esperar o que de um “quadro” desse.
Edu Gularte says:
Daniel, pénse um pouco antes de escrever e comentar em blogs e redes sociais. Não há relação entre competência no cargo em que você ocupa quando você realiza um trabalho e corrupção. Você votou no Aécio, por exemplo. Aposto que, ajudado pela Grande Mídia, foi manipulado a acreditar que ele era uma pessoa honesta, idônea, competente e perfeita para o cargo de presidente. Depois das provas cabais nos áudios vazados que até então eram desconhecidos por todos, ainda acha isso? Se sim, ou você um manipulado e inocente, ou um demagogo e hipócrita. Prefiro crer na primeira opção, e se assim o for, tenho pena de você.
Daniel says:
Se você me sugere que eu pense antes de escrever em blogs, sugiro a você que melhore sua interpretação de texto antes de sair criticando e censurando a opinião alheia pois fiz uma crítica ao “companheiro” Palocci. Pelo seu raciocínio posso deduzir que ele acalmou o “mercado” por ser competente mas que, por uma infelicidade, é corrupto. Por favor menos competência de “mercado” e mais ideologia! Viva Dirceu!
Sandro says:
Os “desbundados dos anos 70”, quando não aguentavam mais, falavam a VERDADE né? Isso ENTREGAVA companheiros, que talvez morressem como resultado da TRAIÇAO. Se o Palocci não aguentou a pressão e MENTIU, ok, então ele é um traidor desprezível. Mas se ele não aguentou a pressão e falou a VERDADE, isso é bom, fez o certo. Não vamos misturar as situações. Se o Palocci é tão desprezível a ponto de mentir sobre o Lula, dá medo de pe dar na cegueira do Lula ao escolhê-lo lá atrás como home forte do seu governo. Mas se ele era um sujeito respeitável dentro do PT, não iria perder essa caracteristica agora né?
Jaime Iglesias Serral says:
Prêmio mané para esse Sandro aí de cima. O cara está preso e condenado, sem nenhuma chance de sair da cadeia tão cedo. Como disse o Fernando Morais, é quase um sexagenário. Aí, a delação dele é tão honesta quanto a de uma pessoa livre, leve e solta, não é? Vou te levar para a Guantanamo do Moro e vamos ver quanto tempo você aguenta sem inventar uma mentira cabelula. O Fernando tem pena do Pallocci. Eu tenho pena de gente como esse Sandro.
Paulo says:
As viúvas de Lula estão inconformadas.
Maria helena says:
Desde que o mundo é mundo existem traidores.Vamos lembrar de alguns Judas, Joaquim Silvério dos reis, Michel temer….e agora esse bosta chamado PALLOCCI.
Fábio de Oliveira Ribeiro says:
Uma coisa é certa. A delação de Palocci confirmou a eficácia da prisão como instrumento de coação e tortura nos casos envolvendo políticos.
Começarei a apoiar esta exceção quando ela for usada contra os bandidos do MPF e da Justicaf Federal que corromperam o Direito Penal.
Suponho que quando forem presos os procuradores, juízes e desembargadores lavajateiros imediatamente irão cantar uns contra os outros.
Todavia, eles devem ficar trancafiados uns 2 ou 3 anos antes das delações começarem a ser discutidas e aprovadas
Regis O. says:
…Palocci sempre esteve mais pra um Galileu do que pra um Giordano Bruno/Sócrates…o.O Mas Galileu se eternizou através de seus instrumentos, seus questionamentos, suas observações e respostas.. E Palocci? …Qualquer coisa pra aproveitar seu final de vida no conforto. Mas pera aí, esse não é o objetivo do capitalismo? Como diria Lennon: ” There’s room at the top they are telling you still; But first you must learn how to smile as you kill; If you want to be like the folks on the hill”
…Lula sabemos que não se vendeu a essa altura do campeonato. Se até agora não mostraram nada de concreto, é sinal de que não existe nada mesmo, apenas a vontade de acabar com ele politicamente, já que é o maior e eu diria até, o único símbolo da esquerda brasileira vivo e capaz de ganhar eleição. Embora ele seja símbolo da esquerda, seu governo não foi tão de esquerda. Ele podia ter dado o golpe na elite, mas esperou ela dar o golpe na Dilma. Fez esforço pra maximizar o acesso a educação, mas se esqueceu dos núcleos de base, da educação política necessária para sustentar uma reforma social robusta.. Enfim, quero votar nele em 2018, mas estou ansioso pra ouvir suas propostas. Que elas sejam arrojadas, que ele se lembre do sonho de Darcy e que recupere, ainda que brevemente, seu entusiasmo e força juvenil. Grande abraço Fernando!
john jahnes says:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=217&v=-9WQ2nVw9s4