Brasil

Boulos: "O Brasil precisa de uma revolução"


O editor do Nocaute, Fernando Morais, entrevistou ao vivo Guilherme Boulos nesta sexta-feira (18).
Boulos tem 35 anos, é filósofo, especialista em psicanálise e professor. É dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o MTST, da Frente Povo Sem Medo e uma das principais lideranças políticas do Brasil.
Na entrevista, conta que começou a militar no movimento secundarista e depois na UJS (União da Juventude Socialista), do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e por que foi morar em uma ocupação. “Me incomodava um pouco o perfil de uma esquerda que pretendia falar em nome do povo, mas não queria estar com o povo”.
Boulos fala também sobre a plataforma “Vamos! Sem medo de mudar o Brasil”, lançada na última segunda-feira (14). É uma iniciativa da Frente Povo Sem Medo de debater um programa para o país, um caminho para pensar a esquerda brasileira.
“O Brasil precisa de uma revolução. Nós precisamos discutir isso. Qual é o tipo de revolução já é outra discussão”, afirma.
Responde a críticas que a plataforma já recebeu: “Não somos só nós da Povo Sem Medo que estamos debatendo”. “Não temos um debate agora para criar um partido político. O que eu acho que incomoda aí é que estamos buscando estabelecer pontes e conexões entre setores que não estão acostumados a dialogar entre si”.
Explica que a ideia é estabelecer um mecanismo para sugerir projetos e discutir propostas organizadas em cinco eixos: democratização dos territórios e meio ambiente; democratização da economia; democratização do poder e da política; um programa negro, feminista e LGBT; democratização da comunicação e da cultura.
Avalia os protestos de julho de 2014, a crise política no Brasil – “um sistema que não gira mais”- e afirma que a esquerda precisa refazer seu pacto com a militância e com o povo. “Toda vez que a esquerda abre mão de suas bandeiras ela se aproxima da mesmice”.
Assista à entrevista completa:

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Humberto Neder says:

    Muito boa a entrevista com o Guilherme Boulos de quem sou fã pela sua coragem e combatividade! Assistam com atenção e tirem as suas próprias conclusões! Obrigado Comandante Fernando Morais pelas informações!

  2. Avatar

    Necessário ampliar o contato com o povo, visando aprender, escutar, sua necessidades.
    ) envolvimento do povo com a politica se dará do momento de uma igualdade entre os partidos politicos e a população. através de diálogo construtivo, pois até hoje temos de um lado os partidos, que estão literalmente partidos com as necessidades essenciais do povo e do outro simples eleitoras e (os) e um abismo colossal.
    O povo é que precisa determinar suas vontades e necessidades, cabendo os representantes desse povo instrumentalizar essas acões via legislativo e executivo.
    PARTIDO SEM DONO. PARTIDO DO POVO, COM O POVO E PELO POVO.

  3. Avatar

    REVOLUÇÃO PARTICIPATIVA.
    REVOLUÇÃO PELA IGUALDADE.
    REVOLUÇÃO CONTRA OS PRECONCEITOS. REVOLUÇÃO CONTRA O RACISMO.
    REVOLUÇÃO POR PRINCÍPIOS.
    REVOLUÇÃO COM O POVO. REVOLUÇÃO SEM MANIPULAÇÃO. REVOLUÇÃO PELA SOBERANIA. REVOLUÇÃOOPELA CULTURA, EDUCAÇÃO, CIENCIA, TECNOLOGIA.
    REVOLUÇÃO NOS SALÁRIOS ESCORCHANTES
    . REVOLUÇÃO NA SAÚDE. REVOLUÇÃO NOS DIREITOS HUMANOS
    . REVOLUÇÃO CONTRA O COLONIALISMO.
    REVOLUÇÃO NA IMENSA DESIGUALDADE ENTRE ELITE E A BASE DA PIRAMIDE., E PONHA REVOLUÇÃO NISSO.

  4. Avatar

    Ótima entrevista e uma promissora liderança e realmente temos que fazer uma revolução no Brasil em que o reordenamento do Estado torna-se imprescindível.
    A partir das perseguições sofridas imaginei como seria um país diferenciado do que está aí, onde os poderes constituídos realmente funcionam em benefício do povo. Neste sentido desenvolvi um trabalho a partir da constituição de 1988 em que temos um decálogo síntese com 10 artigos imutáveis e o decálogo amplo que interpreta cada artigo do decálogo síntese. Gostaria de repassar este trabalho para análise dos senhores e assim contribuir com o VAMOS. Poderiam entrar em contato comigo pelo email? Att. Francisco Luiz Valadares Peixoto.

  5. Avatar

    Vejam como os bandidos dos três podres poderes da republiqueta das bananas do golpista TEMER estão agindo:
    GOVERNO VAI PERDOAR MAIS 78 BILHÕES DE REAIS EM DÍVIDAS DE EMPRESAS.
    Programas criados pelo governo podem perdoar dívidas tributárias de R$ 78 bi.
    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,programas-criados-pelo-governo-podem-perdoar-dividas-tributarias-de-r-78-bi,70001942732
    PARA SALVAR A PELE, TEMER OFERECE A FLORESTA
    http://outraspalavras.net/outrasmidias/capa-outras-midias/para-salvar-a-pele-temer-oferece-a-floresta/
    GILMAR MENDES ACABA DE LIBERTAR MAIS 4 DA MÁFIA DOS TRANSPORTES DO RJ
    http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/gilmar-estende-outros-4-habeas-corpus-concedido-barata-filho.html
    MESMO FILMADOS, LAVA JATO NÃO ANDA COM PROCESSO DE PROPINA CONTRA TUCANOS
    https://falandoverdades.com.br/2017/08/18/mesmo-filmados-lava-jato-nao-anda-com-processo-de-propina-contra-tucanos/
    JUIZ QUE PROIBIU TÍTULO A LULA NA BAHIA, impediu de divulgarem remunerações do Judiciário
    https://falandoverdades.com.br/2017/08/18/juiz-que-proibiu-honoris-causa-lula-na-bahia-aceitou-liminar-que-impediu-de-divulgarem-remuneracoes-judiciario/
    PF ABSOLVE VALDIR RAUPP DO PMDB por “falta de provas” na Lava Jato
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1910526-relatorio-da-pf-isenta-valdir-raupp-em-um-dos-inqueritos-na-lava-jato.shtml
    TEMER, GILMAR MENDES E RODRIGO MAIA SE ENCONTRAM NO JABURU NO SÁBADO, (fora da agenda)
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1911404-temer-maia-e-gilmar-se-reunem-fora-da-agenda-tema-seria-reforma-politica.shtml
    TEMER RECEBE AÉCIO NO JABURU; ENCONTRO NÃO ESTAVA NA AGENDA. Presidente se reuniu com o tucano na noite de 6ª feira
    https://www.poder360.com.br/congresso/temer-recebe-aecio-no-jaburu-encontro-nao-estava-na-agenda/
    SÉRGIO MORO ENCONTROU COM RODRIGO MAIA DO DEM PARA DISCUTIR “combate a corrupção”.
    https://falandoverdades.com.br/2017/08/19/sergio-moro-encontrou-com-rodrigo-maia-dem-para-discutir-combate-corrupcao/
    VEJA COMO O ROMBO VAI PERMITIR TEMER COMPRAR MAIS DEPUTADOS com dinheiro público
    https://falandoverdades.com.br/2017/08/19/veja-como-o-rombo-vai-ajudar-temer/
    VEJAM EM MUITAS REPORTAGENS NO LINK ABAIXO O QUE NOS ESPERA NO FUTURO SE ESSAS QUADRILHAS ALIADAS À QUADRILHA DO TEMER NÃO FOREM PRESAS E EXTINTAS COM URGÊNCIA
    https://falandoverdades.com.br/category/economia/

  6. Avatar
    João Carlos Correia says:

    Apenas uma correção: a UJS não é do PCB, e do PC do B. O núcleo jovem do PCB e a UJC (União da Juventude Comunista) que, em 2017, completou 90 anos.

  7. Avatar

    A propósito da pasmaceira que domina a Esquerda, nada mais atual que relembrar algumas frases do revolucionário Mao Tsé Tung:
    “Viver não consiste em respirar mas sim em fazer”
    “A revolução não é o convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é um insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra”

  8. Avatar
    Adelia Sylvia Penna Ramos says:

    Desde a primeira vez que ouvi Guilherme Boulos, ele tem toda minha admiração. Me encanta a ideia do Vamos e lamento morar no mato, a 12 kms da cidade mais próxima e ter 80 anos, o que me impede de
    fazer uma contribuição “ao vivo e em cores”.

  9. Avatar
    Leonardo Silvestrin says:

    O texto do artigo está errado. Diz que Boulos começou sua militância na União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB, quando que na verdade ele próprio diz durante a entrevista que ele começou sua militância na União da Juventude Comunista (UJC), ligada ao Partidão. Juventude que ainda existe e compõem a Frente Povo Sem Medo ao lado de Boulos hoje, por sinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *