O editor do Nocaute, Fernando Morais, entrevistou ao vivo Guilherme Boulos nesta sexta-feira (18).
Boulos tem 35 anos, é filósofo, especialista em psicanálise e professor. É dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o MTST, da Frente Povo Sem Medo e uma das principais lideranças políticas do Brasil.
Na entrevista, conta que começou a militar no movimento secundarista e depois na UJS (União da Juventude Socialista), do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e por que foi morar em uma ocupação. “Me incomodava um pouco o perfil de uma esquerda que pretendia falar em nome do povo, mas não queria estar com o povo”.
Boulos fala também sobre a plataforma “Vamos! Sem medo de mudar o Brasil”, lançada na última segunda-feira (14). É uma iniciativa da Frente Povo Sem Medo de debater um programa para o país, um caminho para pensar a esquerda brasileira.
“O Brasil precisa de uma revolução. Nós precisamos discutir isso. Qual é o tipo de revolução já é outra discussão”, afirma.
Responde a críticas que a plataforma já recebeu: “Não somos só nós da Povo Sem Medo que estamos debatendo”. “Não temos um debate agora para criar um partido político. O que eu acho que incomoda aí é que estamos buscando estabelecer pontes e conexões entre setores que não estão acostumados a dialogar entre si”.
Explica que a ideia é estabelecer um mecanismo para sugerir projetos e discutir propostas organizadas em cinco eixos: democratização dos territórios e meio ambiente; democratização da economia; democratização do poder e da política; um programa negro, feminista e LGBT; democratização da comunicação e da cultura.
Avalia os protestos de julho de 2014, a crise política no Brasil – “um sistema que não gira mais”- e afirma que a esquerda precisa refazer seu pacto com a militância e com o povo. “Toda vez que a esquerda abre mão de suas bandeiras ela se aproxima da mesmice”.
Assista à entrevista completa:

Humberto Neder says:
Muito boa a entrevista com o Guilherme Boulos de quem sou fã pela sua coragem e combatividade! Assistam com atenção e tirem as suas próprias conclusões! Obrigado Comandante Fernando Morais pelas informações!
mauro esteves says:
BOULOS é uma excepcional liderança
Se candidato a deputado ou senador, certamente tem meu voto.
Otavio Demasi says:
Necessário ampliar o contato com o povo, visando aprender, escutar, sua necessidades.
) envolvimento do povo com a politica se dará do momento de uma igualdade entre os partidos politicos e a população. através de diálogo construtivo, pois até hoje temos de um lado os partidos, que estão literalmente partidos com as necessidades essenciais do povo e do outro simples eleitoras e (os) e um abismo colossal.
O povo é que precisa determinar suas vontades e necessidades, cabendo os representantes desse povo instrumentalizar essas acões via legislativo e executivo.
PARTIDO SEM DONO. PARTIDO DO POVO, COM O POVO E PELO POVO.
Otavio Demasi says:
REVOLUÇÃO PARTICIPATIVA.
REVOLUÇÃO PELA IGUALDADE.
REVOLUÇÃO CONTRA OS PRECONCEITOS. REVOLUÇÃO CONTRA O RACISMO.
REVOLUÇÃO POR PRINCÍPIOS.
REVOLUÇÃO COM O POVO. REVOLUÇÃO SEM MANIPULAÇÃO. REVOLUÇÃO PELA SOBERANIA. REVOLUÇÃOOPELA CULTURA, EDUCAÇÃO, CIENCIA, TECNOLOGIA.
REVOLUÇÃO NOS SALÁRIOS ESCORCHANTES
. REVOLUÇÃO NA SAÚDE. REVOLUÇÃO NOS DIREITOS HUMANOS
. REVOLUÇÃO CONTRA O COLONIALISMO.
REVOLUÇÃO NA IMENSA DESIGUALDADE ENTRE ELITE E A BASE DA PIRAMIDE., E PONHA REVOLUÇÃO NISSO.
Evelina Antunes F de Oliveira says:
O vídeo está indisponível, gostaria muito de ver todo.
FLVP says:
Ótima entrevista e uma promissora liderança e realmente temos que fazer uma revolução no Brasil em que o reordenamento do Estado torna-se imprescindível.
A partir das perseguições sofridas imaginei como seria um país diferenciado do que está aí, onde os poderes constituídos realmente funcionam em benefício do povo. Neste sentido desenvolvi um trabalho a partir da constituição de 1988 em que temos um decálogo síntese com 10 artigos imutáveis e o decálogo amplo que interpreta cada artigo do decálogo síntese. Gostaria de repassar este trabalho para análise dos senhores e assim contribuir com o VAMOS. Poderiam entrar em contato comigo pelo email? Att. Francisco Luiz Valadares Peixoto.
JOHN J. says:
Vejam como os bandidos dos três podres poderes da republiqueta das bananas do golpista TEMER estão agindo:
GOVERNO VAI PERDOAR MAIS 78 BILHÕES DE REAIS EM DÍVIDAS DE EMPRESAS.
Programas criados pelo governo podem perdoar dívidas tributárias de R$ 78 bi.
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,programas-criados-pelo-governo-podem-perdoar-dividas-tributarias-de-r-78-bi,70001942732
PARA SALVAR A PELE, TEMER OFERECE A FLORESTA
http://outraspalavras.net/outrasmidias/capa-outras-midias/para-salvar-a-pele-temer-oferece-a-floresta/
GILMAR MENDES ACABA DE LIBERTAR MAIS 4 DA MÁFIA DOS TRANSPORTES DO RJ
http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/gilmar-estende-outros-4-habeas-corpus-concedido-barata-filho.html
MESMO FILMADOS, LAVA JATO NÃO ANDA COM PROCESSO DE PROPINA CONTRA TUCANOS
https://falandoverdades.com.br/2017/08/18/mesmo-filmados-lava-jato-nao-anda-com-processo-de-propina-contra-tucanos/
JUIZ QUE PROIBIU TÍTULO A LULA NA BAHIA, impediu de divulgarem remunerações do Judiciário
https://falandoverdades.com.br/2017/08/18/juiz-que-proibiu-honoris-causa-lula-na-bahia-aceitou-liminar-que-impediu-de-divulgarem-remuneracoes-judiciario/
PF ABSOLVE VALDIR RAUPP DO PMDB por “falta de provas” na Lava Jato
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1910526-relatorio-da-pf-isenta-valdir-raupp-em-um-dos-inqueritos-na-lava-jato.shtml
TEMER, GILMAR MENDES E RODRIGO MAIA SE ENCONTRAM NO JABURU NO SÁBADO, (fora da agenda)
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1911404-temer-maia-e-gilmar-se-reunem-fora-da-agenda-tema-seria-reforma-politica.shtml
TEMER RECEBE AÉCIO NO JABURU; ENCONTRO NÃO ESTAVA NA AGENDA. Presidente se reuniu com o tucano na noite de 6ª feira
https://www.poder360.com.br/congresso/temer-recebe-aecio-no-jaburu-encontro-nao-estava-na-agenda/
SÉRGIO MORO ENCONTROU COM RODRIGO MAIA DO DEM PARA DISCUTIR “combate a corrupção”.
https://falandoverdades.com.br/2017/08/19/sergio-moro-encontrou-com-rodrigo-maia-dem-para-discutir-combate-corrupcao/
VEJA COMO O ROMBO VAI PERMITIR TEMER COMPRAR MAIS DEPUTADOS com dinheiro público
https://falandoverdades.com.br/2017/08/19/veja-como-o-rombo-vai-ajudar-temer/
VEJAM EM MUITAS REPORTAGENS NO LINK ABAIXO O QUE NOS ESPERA NO FUTURO SE ESSAS QUADRILHAS ALIADAS À QUADRILHA DO TEMER NÃO FOREM PRESAS E EXTINTAS COM URGÊNCIA
https://falandoverdades.com.br/category/economia/
sonia says:
Que prazer vê-los juntos!
João Carlos Correia says:
Apenas uma correção: a UJS não é do PCB, e do PC do B. O núcleo jovem do PCB e a UJC (União da Juventude Comunista) que, em 2017, completou 90 anos.
C.Poivre says:
A propósito da pasmaceira que domina a Esquerda, nada mais atual que relembrar algumas frases do revolucionário Mao Tsé Tung:
“Viver não consiste em respirar mas sim em fazer”
“A revolução não é o convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é um insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra”
Adelia Sylvia Penna Ramos says:
Desde a primeira vez que ouvi Guilherme Boulos, ele tem toda minha admiração. Me encanta a ideia do Vamos e lamento morar no mato, a 12 kms da cidade mais próxima e ter 80 anos, o que me impede de
fazer uma contribuição “ao vivo e em cores”.
Leonardo Silvestrin says:
O texto do artigo está errado. Diz que Boulos começou sua militância na União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB, quando que na verdade ele próprio diz durante a entrevista que ele começou sua militância na União da Juventude Comunista (UJC), ligada ao Partidão. Juventude que ainda existe e compõem a Frente Povo Sem Medo ao lado de Boulos hoje, por sinal.