A vitória de Michel Temer teve um custo de pelo menos 13,2 bilhões de reais aos cofres públicos, se a conta considerar apenas três dos mecanismos usados pelo presidente para agradar deputados – emendas parlamentares, refinanciamento de dívidas de produtores rurais e aumento dos royalties da mineração. A reportagem é do jornal Valor Econômico.
O uso de emendas parlamentares para beneficiar deputados às vésperas da votação não é novidade e a prática chegou a ser formalmente denunciada pela oposição. Isto porque, entre junho e julho, período em que a denúncia tramitou, foram distribuídos R$ 4,15 milhões em emendas, o equivalente a 95% do recurso disponível.
Conforme ressalta a reportagem do Valor, os deputados que defederam Temer na Câmara não esconderam seus interesses. Um exemplo é Carlos Gaguim (Podemos-TO). Votou “sim” e justificou a busca de investimentos para sua região.
A outra estratégia foi a Medida Provisória 793, editada na terça-feira (1º), que refinancia dívidas de produtores rurais e da agroindústria contraídas com a Funrural.
Já o aumento dos royalties da mineração pode aumentar em R$ 1,5 bilhão as receitas das prefeituras e estados produtores. Um reforço no caixa que agradou as bancadas de Minas Gerais e do Pará.

Giordano says:
Muito interessante essa análise mostrando as entranhas de mais uma safadeza promovida por Temer e seus comparsas. O cruel dessa história é que a conta vem pra gente pagar. Mais impostos, mais desemprego, mais mortes. E o pior ainda está por vir sob a batuta de moro e seus intocáveis.
Genésio Gomes says:
Eu só vejo povo reclamar pq não vamos pra ruas agora éa vez de reclamar na rua agora pra ferra queren acabar com aposentadoria todo mundo quieto
Patrícia Fiaes says:
Ele compra votos, destitui dos cargos os políticos e partidos que não votaram a seu favor, a justiça possui provas evidentes de sua participação nas organizações de corrupção e nas tentativas de barrar a lava jato; quer tirar dos trabalhadores os poucos direitos que possuem, aumenta impostos abusivamente, mas continua no poder. O “povo” não fizeram panelaços, nem caminhadas, nem fora temer. Brasil de um povo que se deleita e acomoda diante dos ditadores.
TEMER É UM DITADOR, as medidas dele são de um ditador, os partidos e políticos que o apoiam, para mim não se importam com a maioria da população e são corruptos também.
Só queria ver agora uma dessas pessoas que pintaram a cara de palhaço no fora Dilma, que fizeram panelaços etc… Agora sim, meus caros, mesmo sem a cara pintada, o que vocês são?
Nelson adriano says:
Falou tudo e mais um pouco Patrícia Fiaens,faço minha suas palavras,meus parabéns!! !!!!!!!
Nelson adriano says:
Falou tudo e mais um pouco Patrícia,faço minhas as suas palavras,meus parabens