Eliana Calmon: “Me diziam que é inconstitucional investigar juiz”

Ex-ministra do STJ e ex-Corregedora-Geral da Justiça do CNJ diz que era "crucificada" por colegas quando investigava juizes. Para ela, a Lava Jato não chegará aos magistrados

 

Para Eliana Calmon, a primeira mulher a compor o Superior Tribunal da Justiça, a Operação Lava Jato não chegará ao Poder Judiciário. Segundo ela, colegas da época em que era Corregedora-Geral da Justiça do Conselho Nacional da Justiça disseram que investigar juiz era “inconstitucional”. A magistrada também afirmou que integrantes da Força Tarefa da Lava Jato disseram que os advogados de delatores não querem que os seus clientes denunciem juízes.

A declaração foi dada em entrevista ao site Migalhas, nessa sexta-feira (9), na XVI Conferência Estadual da Advocacia Mineira. Leia abaixo o depoimento completo:

“Eu já estive conversando com os integrantes da Força Tarefa e eles dizem o seguinte: os próprios advogados dos colaboradores não querem que os seus clientes falem sobre os juízes. Porque falam sobre juízes, os juízes ficam e os advogados se inutilizam, porque o juiz nunca mais perdoa. E existe o espírito de porco, então o advogado não quer que haja denúncia. Sem a denúncia fica difícil. É muito difícil punir juiz. Eu era magistrada de carreira, era uma ministra, estava na Corregedoria, eu sofri horrores. Para fazer uma investigação financeira de desembargador, quase fui crucificada. Mas eu fazia inspeção, cadê o imposto de renda? Aqui a gente não entrega, mas tem que entregar. 48h para entregar o imposto de renda. Pega aí esse imposto de renda. Pegava o auditor que acompanhava a inspeção, ele num instante: patrimônio era descoberto. O que ganha não dá para ter esse patrimônio. 10 dias para explicar. Casou com mulher rica, tirou na loteria, e qualquer outra coisa. Não explicava. Ora, o que não se explica no patrimônio vem de onde? Caiu do céu? Vamos investigar. Sabe o que meus colegas do CNJ diziam? É inconstitucional investigar juiz”.


Um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Raimunda Nilma de Melo Bentes

11/03/2018 - 02h15

Muitos baianos peço que me perdoem, mas eu votaria nela para presidente da república ou cargo .similar,

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas