Antes a cultura quebrava tabus. Agora quebra caras.

Secretário de Cultura de João Doria, André Sturm, discorda de agente cultural na Zona Leste e ameaça: 'Vou quebrar sua cara'

O secretário de Cultura da cidade de São Paulo, André Sturm, ameaçou “quebrar a cara” do agente cultural Gustavo Soares, do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, da Zona Leste. A denúncia está disponível em áudio, divulgado pelo site Periferia em Movimento.

A ameaça está a partir do minuto 30. Escute:

A ameaça aconteceu na segunda-feira (29/5), durante reunião realizada na Secretaria Municipal de Cultura (SMC) entre Sturm, Gustavo, a coordenadora do Núcleo das Casas de Cultura, Priscila Machado, e a assessora, Bárbara Rodarte.

O objetivo era discutir a possível renovação do contrato de gestão compartilhada da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo/Ocupação Cultural Mateus Santos. O contrato terminou em abril deste ano.

Os representantes da ocupação cultural e o secretário discordaram porque a Prefeitura quer formalizar a ocupação antes de formar qualquer parceria.

Para Sturm, o fato de o prédio ser público significa que pertence ao governo. Portanto, a ocupação só teria legitimidade se os ativistas culturais que estão ali prestassem contas à gestão.

Já os agentes acreditam que uma formalização comprometeria a autonomia das atividades, já que não há repasse de verbas.

“Público é do governo. Se vocês não formalizarem, nós vamos tirar vocês de lá”, disse Sturm.

Em um momento, o secretário e Gustavo discordam (a partir do minuto 25 da gravação). E então Sturm ameaça fechar as portas da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo.

André Sturm e Joao Doria durante apresentação do programa Biblioteca Viva (Foto: Fábio Arantes/SECOM)

Durante a conversa, o secretário se alterou e disse: “Vocês querem fazer esse discursinho babaca. A gente não tá conversando. Você é um chato, rapaz!”.

Sturm afirmou também: “Cabô a molecagem. Vai arranjar um lugar pra fazer suas gracinhas, com o coletivo articulado”.

No auge da discussão, o secretário diz que vai quebrar a cara de Gustavo e deixa a reunião.

Depois da divulgação da notícia, o secretário disse que errou e pediu desculpas.

Sturm é também cineasta e diretor-executivo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) desde 2011.

A Ocupação Cultural de Ermelino Matarazzo é um movimento de ocupação para realizar atividades culturais na Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo – prédio da Prefeitura, que está inativo e desativado. É proposto por agentes, coletivos e grupos culturais daquela região e também de outros bairros de São Paulo.

Já o site Periferia em Movimento, que divulgou a denúncia, é um coletivo de comunicação formado por jornalistas da Zona Sul de São Paulo, com objetivo de noticiar acontecimentos das periferias da capital.

Um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Carlos Valentin

30/05/2017 - 13h01

Valentão igual ao chefinho, mas como tal, cachorro que muito late não morde.

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas