Boa noite. Hoje, sábado, 5 de novembro de 2016.
O filme reflete a renitência de se fazer de vítima.
Foi assim na época do golpe e, ao que parece, será assim por muito tempo.
O que vige é o discurso único de que as ocupações surtem resultados “positivos”, porque a juventude … embora muitíssimo tardiamente… resolve protestar contra uma PEC.
Mas, quais resultados “positivos” seriam esses ?
O filme mostra , ou tenta mostrar, uma juventude oprimida por um Estado golpista, violento… um Estado de exceção. Fica claro, pelo filme, que
a juventude é vítima e o Estado golpista é o mal que a aflige.
Mas, não é bem assim.
Há algumas dúvidas pertinentes.
Onde estava essa juventude no dia 17 de abril de 2016 ? Qual foi a manifestação que essa juventude externou no dia 17 de abril de 2016 ?
Por que apoiam o protesto, que se diz protesto, por causa de uma PEC ?
Ora, se a malfadada legislatura 55 aprovou o afastamento da única e legítima presidenta deste país, sem que houvesse qualquer crime de responsabilidade, por que não aprovaria qualquer outra coisa ?
Quem colocou a legislatura 55 dentro do Congresso Nacional ? Não foi o povo ? Não foi a democracia, a tão decantada instituição popular, que elegeu majoritariamente Cunhas, Bolsonaros, Felicianos, Paulinhos, Titiricas, Mendonças, Aécios, Renans e outros entes avessos à cidadania e à emancipação social / tecnológica deste país ?
Não foi o povo, democraticamente, que transformou 54.501.118 votos em 172 votos na Câmara e 27 votos no Senado ?
Então, o protesto desses jovens não está ocorrendo, por causa de uma PEC. Obviamente que não.
E eu fico espantado com a “pasteurização do discurso”….. Alguns ( não poucos, devo confessar ) já me deletaram por dizer que o “discurso único” é uma movimentação de direita.
Ora, mas o “discurso único” é da esquerda, pois incentiva protestos, atos ( a esquerda ama duas coisas: fazer ato e fazer reunião ) e ocupações. É uma tremenda bobagem dizer que o “discurso único” é uma movimentação que obra pelo Estado Liberal. Será mesmo ?
O filme entoa o “discurso único”. Justifica , como sempre, o “discurso único” , pondo a culpa no Estado….. Estado esse gestado por um Parlamento, democraticamente e justamente eleito pela mesma sociedade que o “discurso único” NÃO encanta jamais !
—————————————
Será que esses que se dizem de esquerda ainda não perceberam que o “discurso único” não foi capaz de emancipar o Brasil socialmente e tecnologicamente desde 1922 ?
A maior movimentação da dita esquerda se deu através da Coluna Prestes.
A Coluna pretendia “conscientizar” a massa proletária brasileira dos ares que sopravam desde a Rússia de Janeiro de 1905 / Outubro de 1917.
E a grande constatação é a de que a Coluna não conseguiu absolutamente nada que não fosse / seja uma honrosa referência histórica.
O “discurso único” serve para enfeitar blogs ditos progressistas, mas é renitente ao não tocar no principal ponto que é a existência de contumazes oligarquias dentro do Parlamento.
Os manifestantes se tornaram os tais inocentes úteis de Lênin, ao se verem cooptados pela dita esquerda…. a mesma dita esquerda que apoiou deputado golpista ( PSDB Pernambuco ) nessas últimas eleições para prefeito.
( https://www.youtube.com/watch?v=PmO6OL1ZfKM ) É ou não é uma desmoralização ?
Fui duramente criticado, pelos que se dizem de esquerda, ao dizer, numa escola de Taguatinga, que eles não estavam ali por conta de uma PEC e sim por conta das nefastas consequências da desídia geral quanto ao Voto ao Parlamento.
Por que não há , nessas ocupações, a permissão daqueles que cooptaram os estudantes , para que se fale dos atuais quatro bilhões e duzentos milhões de reais pagos por dia ( é por dia ) a uma inauditável dívida pública ?
E quanto à votação da enorme matéria infraconstitucional, pendente há quase 28 anos ? Uma Constituição sem regulamentação há quase 28 anos não seria “inconstitucional” em si mesma ?
Por será que esses temas não integram o discurso da ” Nocaute TV ” ?
Por que será que se opta sempre pela mesmice de um discurso que se marginaliza ao tentar marginalizar um Estado criado e reeleito eternamente pela mesma sociedade que agora reclama ?
Por que não há , nessas ocupações, a permissão daqueles que cooptaram os estudantes , para que se fale da importância ( isso sim ) de uma ampla campanha pelo voto cidadão ao Parlamento, a fim de que a tragédia da legislatura 55 não se repita em 2018 ?
Qual é o medo que o “discurso único” tem do debate ?
https://www.youtube.com/watch?v=G-xZCMbp56o
Não sou contra atos e ocupações. Mas, se ato e ocupação adiantasse alguma coisa, Dilma estaria em Palácio até o último dia do mandato dela.
Ato e ocupação que sequer tangencie os reais problemas é catarse … Não é política.
Sergio Govea
=================================================================================================
]]>