Mundo

Brasileiros realizam em Berlim II Encontro Internacional da Frente Contra o Golpe

Frente Internacional de Brasileiros no mundo contra o Golpe e pela Democracia realizará entre 16 e 18 de agosto seu II Encontro Internacional na sede da Fundação Rosa Luxemburgo, em Berlim. “Não podemos silenciar. É nosso dever escancarar o que está acontecendo no Brasil, pois situações parecidas também estão acontecendo em todo o mundo”, dizem os organizadores.

A FIBRA (Frente de Brasileiras e Brasileiros pela Democracia e Contra o Golpe) realizará entre 16 e 18 de agosto seu II Encontro Internacional na Rosa Luxemburgo em Berlim. O primeiro encontro internacional realizou-se em janeiro de 2017, em Amsterdã, Holanda, reunindo 107 participantes de 22 coletivos de diferentes países. 


No Painel de Abertura desde ano, com o tema “Diálogos de um Brasil que resiste”, estarão presentes Breno Altman, Renata Souza (deputada na Alerj), Maria Dantas (brasileira, deputada em Barcelona) e será mediado por Bárbara Santos (Coletivo de Artistas), de Berlim.

A FIBRA reúne mais de 65 coletivos e grupos na Europa, Estados Unidos, Canadá e América Latina. Seu segundo encontro tem por tema geral “Fomos, Somos e Seremos Resistência”. O objetivo é debater, propor e organizar a resistência, em concatenação com as atividades no Brasil, contra os retrocessos impostos em todas as frentes pelo atual governo de Jair Bolsonaro. Estarão presentes, como convidados, Jean Wyllys e Marcia Tilburi, ambos atualmente vivendo fora do Brasil devido a ameaças de morte que receberam, Breno Altman, Maria Dantas, brasileira de nascimento e hoje eleita deputada para o Congresso Espanhol pela Aliança Republicana de Esquerda da Catalunha, Renata Souza, deputada estadual no Rio de Janeiro pelo PSOL, e James Greene.

O encontro começa na sexta-feira, 16, pela manhã, com credenciamento e uma entrevista com imprensa e mídias a partir das 10h30, na sala 121 da Fundação Rosa Luxemburgo, de que participarão Breno Altman, Jean Wyllys, Marcia Tiburi, Maria Dantas e Renata Souza. 

ATO PELA LIBERDADE DE LULA ENCERRA O ENCONTRO

Com a presença de Jean Wyllys, Marcia Tiburi, James Greene e os participantes do Painel de Abertura, após o lançamento do Documento de Berlim, teremos um grande ato em defesa de Lula.

Será a primeira vez que cidadãos de diferentes nacionalidades estarão reunidos para pedir a liberdade do ex-presidente, mantido no cárcere da PF há mais de um ano.

II Encontro FIBRA 2019

Painel de Abertura: Diálogos de um Brasil que Resiste

16 de agosto – 18h: Painel de abertura “Diálogos de um Brasil que resiste”.

Palestrantes

Breno Altman, jornalista, diretor do site Opera Mundi, colaborador de outras mídias no Brasil e internacionais.

Maria Dantas, brasileira com cidadania espanhola, militante anti-fascista, eleita deputada do Congresso Nacional da Espanha pela Aliança da Esquerda Republicana da Catalunha.

Renata Souza, deputada estadual Psol/RJ, feminista, negra e defensora de direitos humanos.

O ex-deputado federal Jean Wyllys e  filósofa e escritora Marcia Tiburi, que tiveram de deixar o Brasil devido a ameaças de morte participam como convidados.

16 de agosto – 20h: Abertura da Exposição coletiva “As Ruas do Mundo são Nossas”, com fotos dos coletivos internacionais e de Ricardo Stuckert.

17 de agosto: Fechado para o público

18 de agosto – 12h30: Ato em defesa da liberdade de Lula



Notícias relacionadas