Brasil

Como começou a sexta-feira

Começou embaralhando a cabeça do leitor. Cada um dos três jornais puxa a brasa pra sua sardinha.

A Folha de S.Paulo, parceira do site The Intercept, dá na manchete principal de primeira página, mais um vazamento de diálogos de procuradores da Lava Jato:

Deltan recebeu 33 mil reais de uma empresa citada na operação Lava Jato e os outros dois jornais fingiram-se de mortos.

O Gobo, mais preocupado com o lado policial, mancheta:

O Estadão, mais policialesco ainda, coloca na sua manchete de primeira página:

O Correio Braziliense não ficou muito longe do Globo e do Estadão:

Está impossível ler apenas um jornal em nosso país. Você corre o risco de não ficar sabendo da principal notícia do dia, dependendo do jornal que você escolheu.

Os jornais fundados pelos Marinho e pelos Mesquita, omitem sem a menor vergonha, os diálogos vazados e divulgados pelo site The Intercept. A preocupação dos dois jornalões é criar um clima policial, noir, para a história dos supostos hackers de Araraquara. Segundo o ministro Sergio Moro, “mensagens obtidas por meios ilícitos e por uma organização criminosa”.

O roubo de 720 quilos de ouro no aeroporto de Cumbica tem chamada discreta na Folha e no Estadão. O Globo ignorou o assunto na primeira página, talvez para não desmoralizar a segurança do aeroporto e, por tabela, a Polícia Federal.

Folha / Estadão

O UOL foi ouvir especialista para dar dicas de como usar os 500 reais do FGTS. Segundo o site de notícias noticiou, dá para sacar, pagar dividas ou investir. Não é fantástico?

O calor de 42,6 graus em Paris mereceu uma bela foto na primeira página da Folha e diversos jornais pelo mundo, como você vai ver mais abaixo.

O Globo preferiu registrar numa foto-pôster, mais uma performance do presidente Bolsonaro, finalmente com alguma coisa na cabeça: Um cocar de índio.

(Manaus – AM, 25/07/2019) Encontro com indígenas.Foto: Alan Santos/PR

No Estadão, a foto foi para a reforma do Anhagabaú, que está provocando uma grande polêmica porque ninguém foi consultado.

Veja só que história!
O Dário do Nordeste, de Fortaleza, gostou, por incrível que pareça, da tonelada de agrotóxicos que o governo vem liberando nos últimos tempos. O jornal saiu com uma capa sobre o assunto, usando a mesma foto do jornal, numa outra capa publicada há algum tempo, quando o jornal ganhou um prêmio com a reportagem mostrando exatamente o contrário, o envenenamento dos brasileiros pelo agrotóxico.

[A colaboração é do jornalista Rogério Marques, do Rio de Janeiro].

Pelo mundo, como falamos, o calor na Europa, mais precisamente em Paris, mereceu foto em vários jornais, inclusive no New York Times e no Wall Street Journal.

No Le Monde, a manchete principal vai pro Planeta Terra, que está sofrendo com o maior aquecimento em 2 mil anos.

O assunto aquecimento global foi parar na capa da revista americana MIT Technology Review. O assunto é importante e a imprensa brasileira não pode fazer corpo mole. É um assunto urgente.

“E lá vamos nós!” brada a conservadora The Economist na capa, mostrando o novo primeiro-ministro britânico no alto de uma montanha russa.

Notícias relacionadas