Brasil

Bolsonaro sobre manifestantes: “São uns idiotas úteis”.

Em Dallas, Bolsonaro afirmou que os estudantes que estão lutando contra o contingenciamento da verba para a Educação são massa de manobra.

Deu no Valor.

DALLAS (TEXAS)  – O presidente Jair Bolsonaro afirmou, ao chegar em hotel em Dallas, que estudantes que estão protestando contra o contingenciamento da verba para a Educação são massa de manobra. Em sua opinião, eles são manipulados por uma minoria que comanda as universidades federais.

“É natural, é natural, mas a maioria ali é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados de massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil”, disse ele na porta do hotel onde ficará hospedado.

Ele ainda culpou os governos anteriores pelos cortes anunciados nas últimas semanas. “Na verdade não existe corte, o que houve é um problema que a gente pegou o Brasil destruído economicamente também, com baixa nas arrecadações, afetando a previsão de quem fez o orçamento. E se não tiver esse contingenciamento, eu simplesmente entro contra a lei de responsabilidade fiscal. Então não tem jeito, tem que contingenciar”, afirmou.

Bolsonaro prosseguiu: “Mas eu gostaria que nada [fosse contingenciado], em especial na educação. A educação também está deixando muito a desejar no Brasil. Se você pega as provas, que acontecem de três em três anos, está cada vez mais ladeira abaixo. A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro destas pessoas? Fala-se que tem muito desempregado, 14 milhões, mas parte deles não tem qualquer qualificação porque esse cuidado não teve pelo PT ao longo de 13 anos”.

Notícias relacionadas