Mundo

Bill de Blasio, prefeito de Nova York: “Já vai tarde, Jair Bolsonaro. Seu ódio não é bem-vindo aqui”.

Bolsonaro iria para Nova York para ser homenageado no dia 14 de maio com o prêmio de “Pessoa do Ano” em jantar promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Na sexta (3), porém, o governo brasileiro anunciou o cancelamento da viagem e culpou De Blasio por isso.

Em entrevista a uma rádio, em abril, o prefeito de Nova York, Bill de  Blasio, afirmou que Bolsonaro não era bem-vindo à cidade e o chamou de racista, homofóbico e destrutivo.

Ao anunciar na sexta-feira (3) o cancelamento da viagem de Bolsonaro, o gabinete do porta-voz da Presidência brasileira culpou Bill de Blasio pela desistência.

“Em face da resistência e dos ataques deliberados do prefeito de Nova York e da pressão de grupos de interesses sobre as instituições que organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente, ficou caracterizada a ideologização da atividade” disse a assessoria de Bolsonaro.

Neste sábado (4), o democrata comentou o assunto em suas redes sociais.

“Jair Bolsonaro aprendeu da maneira mais difícil que os nova-iorquinos não fecham os olhos para a opressão. Nós chamamos atenção para sua intolerância. Ele fugiu. Nenhuma surpresa —valentões não aguentam um soco. Já vai tarde, Jair Bolsonaro. Seu ódio não é bem-vindo aqui”, escreveu De Blasio em uma rede social.

“Os ataques de Jair Bolsonaro contra dos direitos LGBTQ e seus planos destrutivos para nosso planeta se refletem em muitos líderes —incluindo diversos em nosso país. TODOS devem se levantar para denunciar e lutar contra esse ódio desmedido”, completou o prefeito, também crítico do presidente americano Donald Trump.


Notícias relacionadas