América⠀Latina

Maduro fecha fronteiras com Brasil a partir das 20 hs desta quinta-feira

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou que as fronteiras terrestres de seu país com o Brasil sejam fechadas – até novas ordens – a partir das 20 horas desta  quinta-feira, dia 21. A decisão pretende prevenir qualquer provocação dos Estados Unidos utilizando o território brasileiro para passar a “ajuda humanitária” de Trump, que a Venezuela recusa.

O presidente Nicolás Maduro disse nesta quinta-feira (21) que a Venezuela irá fechar sua fronteira com o Brasil esta noite, a partir das 20h, pela hora local, 21h em Brasília. 

“A partir das 20h de hoje, quinta-feira, 21 de fevereiro, fica fechada total e absolutamente até novo aviso, a fronteira com o Brasil”, afirmou o líder chavista em fala exibida no canal estatal VTV. “Vale mais prevenir do que lamentar”, afirmou o presidente venezuelano.

Maduro anuncia o fechamento da fronteira em meio à pressão para que permita a entrada de “ajuda humanitária” oferecida pelos EUA e por países vizinhos após pedido de Juan Guaidó. A oferta de “ajuda humanitária” é vista pelo governo como mais uma interferência externa na política do país.

O presidente também está estudando o fechamento da fronteira venezuelana com a Colômbia. Guaidó iniciou nesta quinta a viagem de 800 km à fronteira da Colômbia, onde vai tentar pressionar a entrada de “ajuda humanitária”.

O ex-vice-presidente venezuelano Elias Jaua pediu serenidade e firmeza. A guerra psicológica e as provocações a que seremos submetidos devem ser encaradas com maturidade democrática, declarou Jaua em seu Twitter.

A vice-presidenta da Venezuela Delcy Rodríguez, afirmou que o fechamento das fronteiras acontecem para a proteção da soberania nacional venezuelana.

Confira a declaração de Delcy Rodríguez:

Notícias relacionadas