Brasil Cultura

Morre, aos 96 anos, Bibi Ferreira

A atriz e cantora morreu na tarde desta quarta-feira (13) em sua casa no Rio de Janeiro, após uma parada respiratória.

A cantora e atriz Bibi Ferreira, uma das maiores lendas do teatro brasileiro, morreu nesta quarta-feira (13), em casa, no Rio de Janeiro, após sofrer uma parada cardíaca, aos 96 anos.

De acordo com sua filha, Teresa Cristina, Bibi faleceu enquanto dormia, em seu apartamento na Zona Sul do Rio.

Em setembro de 2018, Bibi Ferreira se retirou voluntariamente de cena para preservar a saúde após três sucessivas internações. Em mensagem publicada nas redes sociais, a atriz e cantora carioca de 96 anos anunciou que encerrava a carreira.

Filha de Procópio Ferreira e a vida nos palcos

Nascida Abigail  Izquierdo Ferreira, a formação em música, teatro, dança e línguas estrangeiras veio de berço. Filha da bailarina argentina Aída Izquierdo com o memorável ator brasileiro Procópio Ferreira, Bibi foi criada nos palcos. Ao longo de sua carreira, ela desenvolveu um reconhecido talento como atriz e diretora teatral.

Aos nove anos de idade, Bibi teve a matrícula vetada pela madre superiora do colégio Sion, em Laranjeiras, no Rio, pelo pecado de ser filha do ator Procópio Ferreira. Mesmo com uma forte campanha da mídia, encabeçada por Assis Chateaubriand, as freiras se mantiveram irredutíveis e a menina que viria a ser uma das maiores atrizes brasileiras não foi aceita no colégio.

Além de um talento brilhante, Bibi Ferreira tinha também uma preparação técnica vista em poucos atores brasileiros.

Um dos papéis mais importantes interpretados por Bibi foi a cantora francesa “Piaf” no musical homônimo e a personagem “Joana” no espetáculo “Gota d’água”, de Paulo Pontes e Chico Buarque.

 

Notícias relacionadas