Brasil Cultura

‘Soledad – a terra é fogo sob nossos pés’, reconta a trajetória da militante Soledad Barrett Viedma

“Sol”, como era conhecida, foi entregue à morte pelo seu então “companheiro”, o infiltrado mais famoso da história do Brasil, o Cabo Anselmo. Ela estava grávida dele e foi assassinada, junto a outras cinco pessoas.

A peça ‘Soledad – a terra é fogo sob nossos pés’ reconta a história da militante paraguaia Soledad Barrett Viedma, assassinada pelo regime militar brasileiro, em 1973, na Região Metropolitana do Recife.

“Sol”, como era conhecida, foi entregue à morte pelo seu então “companheiro”, o infiltrado mais famoso da história do Brasil, o Cabo Anselmo. Ela estava grávida dele e foi assassinada, junto a outras cinco pessoas, em um dos episódios mais sangrentos da ditadura brasileira: o massacre da Chácara São Bento.

A peça é encenada pela atriz pernambucana e idealizadora do projeto, Hilda Torres. A direção é da atriz e diretora que nasceu na Argentina, mas foi ainda pequena para São Paulo, Malú Bazán.

Em entrevista ao Nocaute, a atriz Hilda Torres afirmou que retomar a história de Soledad nesse momento em que a pauta de gênero avança sobre o mundo traz a percepção de que o “atual talvez não seja tão distante de um passado que traz em sua história marcas de grandes opressões”.

“Trazer Soledad para os dias atuais é provocador pois nos possibilita pensar que a história é contada por vários caminhos e que talvez tenhamos tido acesso a um ponto de vista que encobre outras possibilidades de compressão sobre memória e verdade”, completa a atriz.

Ñasaindy e Ivich Barrett (filha e neta de Soledad, respectivamente) são parceiras do projeto. Além de dar depoimentos e liberar o acesso a documentos para a montagem da peça, Ñasaindy Barrett assina a identidade visual do espetáculo e compôs uma das músicas que compõe a trilha sonora. Ivich Barrett, neta de Soledad, assina o teaser do espetáculo.

O espetáculo teatral estará em cartaz em São Paulo nos dias nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Galpão do Folias, e no Rio de Janeiro nos dias 16 e 17 de fevereiro, no teatro Sergio Porto.

Assista ao vídeo com a atriz e idealizadora do espetáculo, Hilda Torres:

Data e local:
São Paulo – dias 13 e 14 de fevereiro no Galpão do Folias.
Rio de Janeiro – dias 16 e 17 de fevereiro no teatro Sergio Porto.

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Hilda Torres e Malú Bazán
Atuação: Hilda Torres
Direção: Malú Bazán
Cenário e figurino: Malú Bazán
Desenho de luz: Eron Villar
Direção musical: Lucas Notaro
Produção geral: Márcio Santos
Realização: Cria do Palco
Fotografias: Rick de Eça

Notícias relacionadas