Brasil

O novo presidente acaba de dar um golpe fatal em todos os esforços para a erradicação da fome

Hoje, depois de ver o Brasil voltar ao mapa da fome, vi o novo presidente dar o golpe fatal em todos os esforços para a erradicação da fome, ao apresentar uma MP que, na prática, cancela a política nacional de combate à fome e o protagonismo do CONSEA, tornando inócua sua manutenção.

Fiz, desde a década de 90,  parte da luta contra a fome denunciada por Josué de Castro, liderada por Betinho via Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida . Participei do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) conselho integrante da Presidência da República, por força constitucional, portanto, é um conselho de Estado.  Ainda participo como suplente.

Participei, por decorrência,  no 1º governo Lula, do chamado Programa Fome Zero, na verdade um conjunto de dezenas de projetos para a erradicação da fome; vi o 1º plano Safra para o pequeno produtor e para a agricultura familiar, para a produção de alimento, que foi proposto pelo Dr. Plínio de Arruda Sampaio, outro batalhador nessa causa; vi a construção da LOSAN (Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional) e do SISAN (Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional) e vi o Brasil sair do mapa da fome da ONU!

Hoje, depois que o golpe trouxe de volta a fome, vi o novo presidente dar um golpe fatal em todos os esforços para a erradicação, de novo, da fome, ao apresentar uma MP que, na prática, cancela a política nacional de combate à fome e o protagonismo do CONSEA, tornando inócua sua manutenção.

Interessante é que, na mesma condição constitucional do CONSEA, há outros conselhos, porém, não houve intervenção em nenhum deles, só no que trata da erradicação da fome.

Por acaso, o direito humano à alimentação adequada não é mais prioridade?

A manutenção do CONSEA está sob risco! É fato que a MP pode ser derrubada, e tudo volta ao lugar ideal. Mas, como o CONSEA poderia assessorar a quem dá sinais de que quer o fim do Conselho?

Sobe aos céus um lamento, um pedido de perdão ao Pai Nosso do pão nosso de cada dia; fica,  ao me lembrar do Betinho, um sentimento de vergonha por não termos conseguido impedir tal descalabro.

Sobe ao coração a estupefação de quem não consegue compreender… Que nome se pode dar a um ato desse

Notícias relacionadas