Brasil Mundo

Bernie Sanders publica vídeo de apoio a Lula

A questão que está em torno é o que aconteceu com todos esses governos na região onde introduziram políticas que eram mais amigáveis para pessoas pobres e indígenas. O que está acontecendo com esses países e com seus líderes que iniciaram essas mudanças progressistas.

Danny Glover quer explicar por que a democracia no Brasil está em risco.

A ameaça à democracia no Brasil é resultado das enormes conquistas do PT.

O ex-presidente e político mais popular do país, Luiz Inácio Lula da Silva, foi impedido de disputar as eleições e atualmente está preso.

O Brasil tem eleição no dia 7 de outubro e é uma eleição muito importante por diversos motivos. É única porque, em primeiro lugar, o candidato mais popular, o ex-presidente Lula, está preso, e ele venceria as eleições segundo todas as pesquisas, se fosse permitido a ele disputar.

Na primeira década do século 21, o PT reduziu a pobreza, tinham uma economia vibrante, estenderam seu relacionamento com outros países da América Latina.

O PT foi eleito pela primeira vez para a Presidência da República com Lula em 2002. Depois ele foi reeleito e só poderia cumprir dois mandatos consecutivos. Então em 2010, uma de suas ministras, Dilma Rousseff, disputou e venceu. Depois foi reeleita em 2014.

Aquele período foi de muito sucesso, de progresso econômico e social no Brasil. Aí em 2015 houve uma recessão. A oposição ao governo, de direita, se aproveitou disso e aprovou o impeachment de Dilma. Não tinham realmente um crime. Acusaram ela de uma manobra contábil que todos os presidentes anteriores também fizeram, assim como governadores. Foi uma armadilha. Mas ainda assim eles tinham o problema de que Lula poderia ser candidato. Então com um Judiciário muito politizado foram atrás de Lula e ele foi condenado de receber propina na forma de uma reforma de um apartamento basicamente.

E eles nunca provaram que ele era dono do apartamento, ou que ele ficou no apartamento, ou que alugou o apartamento, ou que o apartamento era dele de forma legal. Eles também não tiveram nenhuma evidência material para declará-lo culpado.

Nós precisamos fazer alguma coisa sobre isso, mas, ao mesmo tempo, entender que isso não está acontecendo apenas no Brasil. A democracia está sob ameaça em outros países e regiões.

A questão que está em torno é o que aconteceu com todos esses governos na região onde introduziram políticas que eram mais amigáveis para pessoas pobres e indígenas. O que está acontecendo com esses países e com seus líderes que iniciaram essas mudanças progressistas.

O candidato que está em primeiro lugar nas pesquisas é o congressista Jair Bolsonaro. Na imprensa eles o comparam com Trump, mas, para ser honesto, é uma injustiça com o Trump porque ele é muito mais extremista, racista e misógino.

É um pesadelo. O que Bolsonaro representa é a mesma ideologia que Donald Trump.

Ele é extremamente de direita, ele não atacou apenas religiões africanas, ele também clamou pela intervenção militar

É preciso lembrar que o Brasil é uma democracia muito jovem, são apenas trinta e poucos anos desde o fim da ditadura militar.

Progressistas precisam estar preocupados com as coisas que estão acontecendo fora dos Estados Unidos, preocupados com os progressistas em outros países da América Latina, e certamente o Brasil é uma dessas forças.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Luiz Linardi Gomes says:

    Possivelmente ocorrerá o surgimento de grupos NNB (neo nazistas bolsonaristas) independente se o Bolsonaro ganhará ou perderá a eleição. Haverá ima perseguição medonha contra negros, pobres, nordestinos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *