Brasil

CNJ afasta juiz que queria recolher urnas na véspera da eleição

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou temporariamente das funções um juiz que, segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), pretendia determinar que o Exército recolhesse urnas eletrônicas de todo o país na véspera das eleições.

O juiz Eduardo Luiz Rocha Cubas, do Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO), pretendia conceder uma liminar em uma ação popular que questiona a segurança e a credibilidade das urnas.

O magistrado foi afastado do cargo até o dia 9 de outubro, quando será realizada a próxima sessão do CNJ.

A AGU foi alertada pela Consultoria Jurídica Adjunta ao Comando do Exército, após o juiz se reunir com militares e entregar pessoalmente uma cópia da decisão que pretendia conceder. Eduardo Luiz Rocha Cubas queria que o Exército já estivesse preparado para cumprir a determinação e disse que pretendia conceder a liminar na madrugada do dia 5 de outubro, para evitar que ela fosse derrubada antes da eleição.

Para que ninguém pudesse acessar a ação, ele deixou de digitalizar os autos, conferiu sigilo ao processo sem apresentar fundamentos e não intimou a União para que ela tomasse conhecimento do caso. De acordo com o órgão, o juiz nem poderia ter autorizado a tramitação da ação, já que seu juizado não tem competência para julgar ações populares.

O órgão também destacou que Eduardo Luiz Rocha Cubas gravou dois vídeos recentes ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) – um deles justamente questionando a segurança das urnas eletrônicas.

O advogado que assina a ação proposta na Vara Especial da Justiça Federal de Formosa (GO) é Renato Lira Miler Silva, secretário parlamentar do deputado federal Major Olímpio (PSL-SP), candidato do Senado. Silva foi contratado pelo sargento da PM Antonio Carlos Ornelas, homenageado pelo Major Olímpio em 2007.

Em entrevista ao canal Bandeirantes nessa sexta-feira, Jair Bolsonaro afirmou que não aceitaria nenhum resultado eleitoral que não fosse a sua vitória.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    O programa do Alkimin de hoje, 29/09 atira para todos os lados, mostrando muito mais desespero do que uma ação de marketing planejada. Ataca fortemente o enviado do Coisa Ruim, mas da pancadas descabidas e visivelmente infundadas no Haddad. Quem ve pensa que pretende ocupar as duas vagas ao segundo turno. So esquece de dizer que eles são os precursores do Golpe, precursores do mensalão, precursores do apoio ao Temer e que sempre estiveram no desgoverno da Pinguela para o Atraso. O povo não é idiota. Esta eleição já está decidida, será a Razão x Barbárie , o Amor x Ódio. Será o Brasil x Pilhagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *