Brasil

Tasso Jereissati sobre o PSDB: “Fomos engolidos pela tentação do poder”

O senador Tasso Jereissati, ex-presidente nacional do PSDB e presidente do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do partido, disse que os tucanos foram “engolidos pela tentação do poder”. Em entrevista ao Estadão, o senador enumera os erros cometidos pelo partido – sendo o maior deles ter entrado no governo de Michel Temer.

“O partido cometeu um conjunto de erros memoráveis. O primeiro foi questionar o resultado eleitoral. Começou no dia seguinte (à eleição). Não é da nossa história e do nosso perfil. Não questionamos as instituições, respeitamos a democracia. O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT. Mas o grande erro, e boa parte do PSDB se opôs a isso, foi entrar no governo Temer. Foi a gota d’água, junto com os problemas do Aécio (Neves)”, disse Jereissati.

Para o senador, Aécio deveria ter se afastado logo da presidência do PSDB. Segundo ele, o episódio da gravação da conversa entre o tucano e Joesley Batista, dono da JBS, na qual acertam um repasse de R$ 2 milhões, “simboliza” todo o desgaste que o partido sofre desde então.

Sobre Ciro Gomes, de quem Jereissati é muito próximo desde que o pedetista se lançou na política, o senador afirma que o presidenciável mudou ao longo de sua trajetória. “O Ciro de hoje é muito diferente do Ciro de ontem. Ele traçou o caminho dele, que eu discordo. Aqui no Ceará ele está sendo profundamente inconsistente e incoerente com sua trajetória política. A mais feroz das críticas dele é dirigida do MDB. Aqui, no Ceará, ele e o presidente do Senado (Eunício Oliveira) estão unidos.”

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    “Mas o grande erro, e boa parte do PSDB se opôs a isso, foi entrar no governo Temer.”
    acuma?
    psdb “entrou” no governo temer?
    como assim?
    esse coroné tá mais perdido que comentarista da globo…
    a realidade factual é exatamente o oposto, o temer é que entrou no governo tucano.

  2. Avatar
    Felipe José Lindoso says:

    Gonzaga Mota, Tasso, Ciro, apareceram como os contra-coroneis. Colocaram os velhos (Virgílio Távora) pra fora e assumiram o coronelismo cearense.

  3. Avatar

    Maneira “cuidadosa” de dizer que o golpe ruiu, falhou, fracassou e os engoliu. Espero que pra sempre. 13 nesses fascistas! #LulaÉHaddad #HaddadÉLula e tudo bem.

  4. Avatar

    Agora o leite já derramou. Devia ter controlado o viciado dele, que tá bem escondidinho igual a um rato. Consertar toda essa merda não será fácil.

  5. Avatar

    Fazer parte do regime golpista foi uma consequência perseguida pelo P$DB desde que desencadeou o GOLPE DE ESTADO com a contestação do resultado de eleições democráticas que elegeram Dilma. Os tucano$ LIDERARAM o golpe em todos os seus aspectos e em todas as suas fases, com fhc no centro da conspiração antidemocrática. Não dá pra esconder isto.

  6. Avatar
    Marcos Miralha Rodrigues says:

    Lacaios,despostas,acefálos e mecônio por consistência fétida,esse partido e oriundo do que há mais podre na politica, vem do racha do PMDB, o golpe iniciou-se com a derrota deslavada do cheirado drogado,viciado minino do Rio, que sempre mal acostumado, insurgiu contra o pleito,porque não admitiu perder para uma mulher,seus lacaios corruptos trancaram as pautas no congresso, votando contra o governo Dilma, dizendo que ela iria sangrar, então velho caudilho vc e sua gang com s seu mentor mor FHC, o velhaco senil que se revestiu de ódio e preconceito contra o governo do PT, pois LULA FOI O MELHOR, no paradoxo da formula 1 , depois que mataram o Senna pela ganancia a F1 nunca mais brilhou, assimo PSDB morrera aos poucos como GOLPISTAS.

  7. Avatar
    Erni Santos Rocha says:

    Ainda bem que temos uma saida, no próximo pleito, vote treze! vote Fernando Haddad, por um Brasil feliz de novo!! Ah, e não se esqueça temos que fazer uma bancada forte no congresso nacional, vote nos candidatos do Partido dos Trabalhadores! ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *