Brasil

Haddad passa Bolsonaro e lidera pesquisa com 22%

Dois dias após ser oficializado como candidato à Presidência no lugar do ex-presidente Lula, preso em Curitiba e impedido de concorrer à presidência da República pelo Tribunal Superior Eleitoral, Fernando Haddad aparece em primeiro lugar com 22% das intenções de voto na pesquisa do Instituto Vox Populi.

Jair Bolsonaro, do PSL, aparece em segundo, com 18%. Ciro Gomes, do PDT, registra 10%, enquanto Marina Silva, da Rede, e Geraldo Alckmin, do PSDB, aparecem com 5% e 4%, respectivamente. Brancos e nulos somam 21%.

O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%.

O instituto tomou a decisão de associar Haddad diretamente a Lula no questionário, ao contrário das demais empresas de pesquisa. Segundo Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, não se trata de uma indução, mas de fornecer o máximo de informação ao eleitor. “Esconder o fato de que o ex-prefeito foi indicado e tem o apoio do ex-presidente tornaria irreal o resultado de qualquer levantamento. É uma referência relevante para uma parcela significativa dos cidadãos. Chega perto de 40% a porção do eleitorado que afirma votar ou poder votar em um nome apoiado por Lula”.

O Vox realizou diversas simulações de segundo turno. Bolsonaro venceria Alckmin (25% a 18%), empataria tecnicamente com Marina (24% a 26%) e perderia para Ciro (22% a 32%) e Haddad (24% a 36%). O pedetista e o petista vencem os demais. O instituto não fez a simulação de um confronto entre os dois.

Leia mais na Carta Capital 

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    engraçado, o cara do vox populi diz que tem que informar ao maximo ao eleitor sobre as escolha de que haddad é vinculado a lula, mas será que ele informa tambem os processos de corrupção no qual cada condidato esta envolvido? Segundo Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi não de trata de Indução.
    hora amigo va se lascarcom essas pesquisas brasileiras todas compradas.
    quer saber a real? faça vc mesmo sua pesquisa.

  2. Avatar

    Pelas minhas pesquisas, aqui em casa deu 100% PT, 100% Haddad, outros candidato 0% Nos candidatos a governador, a senadores, a deputado federal, a deputado estadual, deu a mesma coisa, acho que esta pesquisa do Ibope está furada, rsrsrsrrsr

  3. Avatar

    Estava demorando para as pesquisas mostrarem a realidade dos numeros de cada candidato.Haddad e Manuela estao muito proximos de subirem a rampa do planalto.
    Prenderam Lula injustamente mas nao conseguiram calar as vozes e votos do brasileiros que sabem o que e bom para nosso pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *