Brasil

Adauto Novaes está de volta, desta vez com o ciclo "Mutações".

Responsável pela organização de célebres ciclos de reflexão filósofica nos anos 90/2000, muitos dos quais foram convertidos livros clássicos, o filósofo, jornalista e professor mineiro Adauto Novaes está se preparando para inaugurar nova série: o ciclo de conferências “Mutações”, que terá início tem início no dia 3 de maio.
O tema “Mutações – A outra margem da política” receberá  grandes pensadores para debater a proposta em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. 
Os ciclos de conferências organizados por Novaes, ao longo de três décadas, reúnem o que há melhor na intelectualidade brasileira e estrangeira, promovendo ricas reflexões sobre os grandes temas da contemporaneidade.
Ao longo de sua trajetória, o projeto já realizou 212 conferências e 800 ensaios já foram publicados.
De acordo com Novaes, vivemos uma “evidente decomposição do sistema de
representação política e do corpo político como um todo, o que deixa exposta a diferença abissal entre ‘governo democrático’ e vida democrática, isto é, o povo criando de forma permanente e vivendo em democracia; vivemos um momento de incerteza e desordem, sérios conflitos criados pela ocupação das instituições do Estado por entidades religiosas; falta de alternativas claras; redes digitais que surgem como os novos mediadores entre a sociedade e o Estado; crise dos partidos políticos; crise dos universais; singularização e fragmentação das lutas fora da visão da história e do futuro; a definição da ‘democracia’ como consumo democrático, ‘supermercados dos estilos de vida’; mentiras sobre legitimidade política; pequenos e grandes golpes sem disfarce; e mais: democracias contemporâneas que se servem da técnica para estabelecer limites para o poder político do povo. Em síntese, um absoluto apolitismo”.
O ciclo tem a presença confirmada de Marilena Chauí, Olgária Matos, Eugênio Bucci, Franklin Leopoldo e Silva, Frédéric Gros, Helton Adverse, Jean Pierre Dupuy, Jorge Coli, José Miguel Wisnik, Lilia Moritz Schwarcz, Luiz Alberto Oliveira, Marcelo Jasmin, Maria Rita Kehl,  Newton Bignotto, Oswaldo Giacoia Junior, Pedro Duarte, Renato Janine Ribeiro, Renato Lessa e Vladimir Safatle.
Número de chacinas dobrou durante intervenção militar no Rio, diz relatório
Serviço
A entrada para o pacote de 19 conferências custa R$ 60. Não são comercializadas inscrições avulsas das palestras. A meia entrada é garantida mediante inscrição presencial e apresentação, no ato da inscrição, de documento comprobatório de uma das seguintes condições: estudantes, idosos a partir de 60 anos, jovens pertencentes a família de baixa renda entre 15 a 29 anos, pessoas com deficiência, professores, diretores e coordenadores de ensino das redes estadual e municipal.
Para realizar a inscrição a acesse o site

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *