Mundo

Fernando Morais na rádio Trianon

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Desculpem, mas o depoimento do Sr. Fernando de Morais sobre a Catalunha é absolutamente superficial. É uma pena.
    No depoimento do sr.Fernando falta o principal: PORQUE A CATALUNHA QUER A INDEPENDÊNCIA?
    Dizer que o Sr. Rajoy é um déspota, não é resposta suficiente. Se fosse assim, estaríamos aqui em São Paulo pedindo a independência do Sr.Temer. Claro que o sr. Rajoy é um péssimo governante. Mas o Sr. Puigdemont também o é. Aliás, até alguns anos atrás o sr. Puigdemont e o sr.Arthur Mas (pai político de Puigdemont) diziam que a Independência da Catalunha era um assunto obsoleto. Em recente votação no Parlament Catalão o Sr. Puigdemont votou contra a independência do povo Subsahariano e contra o referendum no kurdistão. Para que vejam como são democratas “estes” independentistas.
    O que mudou de lá prá cá? O que mudou foi a intervenção policial na família Pujol que governou a Catalunha por cerca de 30 anos. Até hoje a família não explicou a fortuna que mantém em paraísos fiscais como na vizinha Andorra. Disseram que era herança. Mas não existe nenhum testamento que comprove isso. Foi a partir daí, menos de 10 anos atrás, que este partido CIU (hoje PdeCat). de direita, do sr. Arthur Mas (filho político dos Pujol) começou a querer a independência e ter um país para chamar de seu.
    Historicamente tampouco existe uma razão substancial para explicar a independência. Catalunha nunca foi colonia e menos um país independente. Os que lutaram pela Catalunha em 1714 eram simples mercenários pagos para defender o abandono dos Habsburgos.
    Quando se pergunta para um independentista: porque a independência? Geralmente não passam da terceira pergunta. Estão oprimidos? Passam fome? Estão perseguidos? A resposta é sempre não. Então vem a clássica resposta: temos que defender nossa cultura(sic). Defender do que, se na Catalunha todos os teatros são de fala catalã, nas escolas se ensina em catalão, possuem uma tv que só transmite em catalão….
    Na verdade, o que lhes interessa é “pasta”, a grana, que dizem que Madrid recebe mais em impostos do que devolve em estruturas. Mas os senhores Puigdemont e Arthur Mas foram os primeiros a fazer recortes na saúde e na educação (responsabilidade das autonomias) enquanto gastavam uma dinheirama adoidada abrindo cerca de 80 “embaixadas” catalãs no exterior.
    A cereja desse bolo independentista é que todos eles dizem que querem continuar na União Européia. Parece um samba do crioulo doido. Como sair jugo de Madrid e cair num jugo pior que é o de Bruxelas? Alguém pode explicar?
    Além de tudo isso há que se levar em conta que o Govern de Catalunya só chegou até aqui com a ajuda da CUP, um partido de extrema esquerda que é anti-sistema e anti-Europa, ou seja, jamais chegarão a um bom termo.
    Isso tudo sem levar em conta que na última pesquisa séria, apenas 48% dos catalães eram independentistas. Que fazer com o restante 52% que é contra a independência?
    O que todos estamos de acordo é na necessidade de tirar o Rajoy do desgoverno da Espanha. Mas
    para tanto não é necessário montar essa guerra civil. Num acha não?

  2. Avatar
    Flávio Carvalho says:

    O Morais tem um faro jornalístico impressionante. Conheço uma dezena de jornalistas brasileiros que se arrependeram de não haver visto de perto a Revolução Catalã, como o Fernando viu e sentiu, com toda a intensidade (posso dar meu testemunho pessoal que não foi fácil pra ele nem pros integrantes da sua equipe, que em pouco e complexo tempo, passaram “poucas e boas”). Agora sobre esse tal Valdir Freire, comentarista conservador de plantão (o Brasil de Temer tá cheio, lamentavelmente), só nos resta lamentar tanta desinformação. Nos doze anos que eu moro na Catalunha nunca vi um brasileiro falar tanta bobagem sobre o que aqui estamos vivendo. Não me estranha. Adotamos aqui um lema, pros brasileiros que opinam sobre tudo aquilo que não conhecem (ou que leram na grande mídia golpista): pense duas vezes antes de falar besteira e faça um favor a humanidade. Escute. Dizia o grande Rubem Alves. Menos curso de oratória e mais cursos de escutatória. Felicidades pelo programa. Salut (saúde, em catalão) e República. Abaixo as monarquias medievais do mundo. @quixotemacunaima @1flaviocarvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *