Mundo

Referendo na Catalunha: 'Sim' vence com 90,09% dos votos

Com 90,09% dos votos, o equivalente a 2.020.144, e o ‘Não’ teve 7,87% (176.565 votos). Votaram em branco 45.586 (2,03%) e 20.129 nulos (0,89%). O anúncio foi feito meia-noite de domingo (1) do horário local, 5h da manhã no horário de Brasília, quando 2.262.424 votos já haviam sido contabilizados. Faltam 15 mil. A Catalunha tem 5.343.358 eleitores. A participação foi de 42,34%.
O presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, declarou que “o Estado espanhol escreveu uma página vergonzosa em sua história de relação com a Catalunha”. Por isso, apelou para que a Europa assegurasse que os catalães “ganharam o direito de serem escutados, respeitados e reconhecidos”. “A União Europeia já não pode continuar olhando para o outro lado”.
Leia mais:
Fernando Morais na Catalunha: “Ninguém sabia era que Madri ia perder tão feio”

Referendo aconteceu apesar da violência policial
Haverá uma reunião extraordinária do governo catalão nesta segunda-feira (2) para determinar as estratégias seguintes. “Os cidadãos da Catalunha ganharam o direito de ter um Estado independente que seja constituído em forma de república”, afirmou Puigdemont, ao anunciar que os resultados do 1º de outubro vão começar a tramitar no Parlamento nos próximos dias.
O Parlamento da Catalunha criou um mecanismo institucional para consolidar a independência, tornar-se um país e ter sua própria constituição, ao aprovar a Lei de Transitoriedade Jurídica e Fundacional da República. A medida é considerada inconstitucional pelo Tribunal Constitucional da Espanha.
Veja também: 
Catalães foram às urnas pelo direito de decidir
O chefe do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, já anunciou que convocará as forças representadas no Parlamento para uma reflexão conjunta sobre o futuro do país e disse que “não houve um referendo”. Afirmou ainda que a votação foi “quebra da legalidade”.
Usando força policial, o governo espanhol tentou impedir a realização da consulta popular. No dia da votação, conseguiu fechar 400 escolas. Pelo menos 893 pessoas ficaram feridas e precisaram ser atendidas em hospitais por conta de agressões da Guarda Civil ou da Polícia Nacional.
O editor do Nocaute, Fernando Morais, está em Barcelona e mostra como a polícia invadiu os colégios eleitorais. Assista:

#NocauteNaCatalunha

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *